Música e teatro na programação semanal do Theatro José de Alencar

Semana de muitas atrações no Theatro José de Alencar, entre a terça, 14 de setembro, e domingo, dia 19. A entrada gratuita em diversas apresentações , assim como uma série de espetáculos musicais também marcam as pautas do período.

Na quarta, dia 15, Wagner Tiso no piano e Márcio Malard no violoncelo embalam clássicos de grandes compositores brasileiros no Projeto gratuito Quarta da Cultura no Centro 2010 do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. Já na quinta, dia 16, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais chega em turnê pelo Norte-Nordeste, com seus 85 músicos sob regência do maestro Fabio Mechetti para mostrar gratuitamente um repertório com peças de Beethoven, Mozart e Dvorák .

Na sexta, é a vez da Orquestra Filarmônica do Ceará reverenciar os 68 Anos da 10ª Região Militar com partituras escolhidas pelo maestro Gladson Carvalho e músicos em mais um dia 17 é mais de programação gratuita, dentro do Programa TJA de Portas Abertas. Na data, tem ainda a exibição do documentário O Arquivo Nirez vai à Praça e o lançamento do livro “Respeitável Público… O Circo em Cena”, de Erminia Silva e Luís Alberto de Abreu com a presença da autora, pertencente à quarta geração de uma família circense no Brasil com diversos trabalhos de graduação em torno desse tema, como também na função de gestora do maior site de conteúdo de circo do país, o circonteudo.com. br. Na ocasião, o livro Respeitável Público… O Circo em Cena” (Edições Funarte, 2009) será vendido pelo preço especial de R$ 20,00.

Ainda no dia 17 gratuito, duas sessões da peça “Miralu e a Luneta Encantada” é o resultado da oficina com um grupo de acessibilidade, enquanto a Cia. Verdade Cênica apresenta a atração “O tempo nunca passa” com Wládia Torres e Diego Clayton na Galeria Ramos Cotôco. Às 18h, hora do Ângelus, a calçada e saguão do TJA se encantam com o entoar da “Ave Maria” pelo tenor Franklin Dantas, sob chuva de pétalas de flores com os alunos do Curso Princípios Básicos, seguida pela exaltação instrumental da Camerata Eleazar de Carvalho.

A I Mostra Movimento de Teatro do Oprimido no Ceará também ganha espaços cênicos pelo TJA nos dias 17 e 18 de setembro com oficina, mesas redondas, exposição e lançamento de revista, além de apresentações teatrais e musicais.

Também no sábado, 18, o ManiFesta Livre – Festival de Artes invade o TJA do final da tarde à manhã com rememorações ao movimento dos anos 1970 “Massafeira”, lança o Livro Massafeira 30 Anos – Som Imagem Movimento Gente e relança o álbum duplo Massafeira em CD remasterizado, além de apresentar uma variedade de livros, álbuns, CDs, revistas, cordéis, zines, jornais sobre o tema, também celebrado com a abertura à manifestações artísticas variadas em até 15 minutos com muita música, dança, teatro, performance, recital, intervenção, literatura, cinema e vídeo, fotos, artes e intervenções extensivas.

No domingo, 19 de setembro, o TJA se abre também às visitas guiadas, que podem ser o ponto de partida para assisitir a atrações como a do TJA Criança com a montagem infantil A Princesa e o Piolho, como também o show lounge gratuito do lançamento do EP “Voltas” pelo multinstrumentista Ivan Timbó, como também a uma das duas sessões de “Mixórdia – mistura desordenada de fragmentos”, espetáculo de conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro/CPBT, Turma noite 2009/2010 a preços acessíveis de R$ 2 e 4 para maiores de 14 anos.

Programação por dia – de 13 a 19 de setembro no TJA (Sujeita a alterações)

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult