Fetag celebra 47 anos com festa e posse da nova diretoria

Uma grande festa na Casa Espetáculo, na orla de Salvador, marcou as comemorações pelos 47 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag) nesta quarta-feira (15), em evento que empossou a nova diretoria para o quadriênio 2010-2014. O então secretário de Finanças, Cláudio Bastos, assume a presidência no lugar de José Antônio da Silva, o Zé de Doutor.

“Continuaremos resgatando as pressões para as mobilizações populares, dialogando efetivamente com os órgãos governamentais na intermediação das políticas públicas, mas garantindo, efetivamente, autonomia e independência pra categoria na perspectiva de construir uma Fetag cada vez mais forte, de luta e renovada”, afirmou Bastos.

Segundo ele, os principais desafios postos para a nova gestão é a realização de uma ampla e massiva reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, pautado num projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável.

Na ocasião, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Fetag para adesão ao Cadastro Nacional de Informações Sociais. A inclusão permite o reconhecimento automático de direitos previdenciários e a concessão de benefícios em 30 minutos.

“Nós, hoje, damos mais um passo da democracia na Bahia e no Brasil. É através de organizações como a Fetag, que conseguimos avançar no crescimento do país e na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que também têm o direito legítimo à Previdência”, pontuou o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

Ao todo, 2,2 milhões de agricultores familiares e assalariados rurais que integram o grupo de segurados especiais – composto ainda por quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas e indígenas – serão beneficiados com a medida.

47 anos de luta

Fundada em 1º de setembro de 1973, a Fetag participou de importantes conquistas dos trabalhadores rurais, a exemplo do aumento nas linhas de crédito e financiamento para o campo, avanços na reforma agrária, renegociação das dívidas e o incremento da produção de sementes e bens de consumo.

Nos últimos quatro anos, por exemplo, o número de beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na Bahia passou de 80 mil para 350 mil. Em acordo firmado junto ao governo do estado, a Fetag pretende universalizar o acesso a créditos e benefícios sociais do Pronaf para as 665 mil famílias de agricultores familiares, em toda Bahia, num prazo de dois anos.

A atuação da entidade também foi decisiva no aumento dos segurados na Garantia Safra; programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário que assegura renda mínima de R$ 600 (anuais) aos trabalhadores rurais. Eram seis mil em 2006, e chegou aos 64 mil em 2009. Somente no Safra Verão, este ano, foram 120 mil novos seguros e a estimativa é atingir os 150 mil até dezembro.

Outros 50 mil trabalhadores tiveram suas dívidas perdoadas ou readmitidas. “Nada disso seria possível sem o apoio da Fetag. Vocês são um orgulho para a agropecuária da Bahia e nós, do Governo, estaremos juntos com vocês sempre”, afirmou o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales.

Atualmente, a entidade reúne 410 sindicatos, com presença organizada em 390 municípios baianos. “Os sindicatos deixaram de ser instrumentos cartoriais para serem agentes ativos da vida política do trabalhador; estão inseridos na luta por políticas públicas e sociais; por assistência técnica, mais condições pro desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária e mais direitos trabalhistas. E a Fetag traz essa marca classista, conciliando os interesses imediatos da categoria e os interesses futuros políticos do país”, destacou o deputado estadual Edson Pimenta, que presidiu a entidade por oito anos consecutivos, de 1998 a 2006.

As comemorações reuniram lideranças de Salvador e cidades do interior, a exemplo da deputada federal Alice Portugal; o presidente estadual do PCdoB e deputado federal, Daniel Almeida; os deputados estaduais Álvaro Gomes e Javier Alfaya; a prefeita de Ibicoara, Sandra Vidal; a vereadora de Salvador, Olívia Santana; e os vereadores de Conquista, Fabrício; de Itabuna, Wenceslau; e de Senhor do Bonfim, Gustavo Miranda. Também estiveram presentes o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo – ANP, Haroldo Lima; o presidente da Contag, Alberto Broch; o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; o presidente da seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo; o ex-presidente do PCdoB na Bahia, Péricles de Souza; o secretário estadual de Relações Institucionais, Emilson Piau; o secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Renda, Elias Dourado; o superintendente de Atenção Integral à Saúde da secretaria estadual, Alfredo Boa Sorte; superintendentes do INSS/Nordeste, Banco do Brasil e BNDES.

“A Fetag deu um salto muito grande e passou a ser uma entidade autêntica e representativa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que há tempos padeciam de discriminação de todos os tipos. Esse é o caminho de desenvolvimento atrelado com inclusão social, que foi capitaneado pelo presidente Lula e que deve continuar. Portanto, força a Fetag, porque é na luta que conseguiremos conquistas ainda maiores”, ressaltou Haroldo Lima.

De Salvador,
Camila Jasmin