Prefeito não recebe estudantes para discutir transporte público

Na manhã da sexta-feira (17/09) os estudantes se dirigiram à prefeitura para entregar um abaixo-assinado com cerca de 4.000 (quatro mil) assinaturas de estudantes da Universidade Federal do Piauí ao prefeito Elmano Férrer e ao superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina, Ricardo Freitas.

Mas para surpresa de todos, os estudantes não foram recebidos pelo Prefeito Elmano Férrer. Apenas assessores do gabinete do Prefeito se dirigiram aos estudantes e garantiram que o mesmo receberia as reivindicações na próxima sexta-feira (24/09) às 11 h da manhã.

O DCE/UFPI solicita urgência no atendimento das propostas, atualmente o número de ônibus que fazem linha para a Federal não atende às necessidades dos estudantes, pois, a cada ano, aumenta o número de pessoas que ingressam na Universidade. São cerca de 15.000 estudantes na UFPI Teresina e a quantidade de veículos que circulam no campus continua o mesmo, causando a superlotação dos coletivos.

Uma das principais reivindicações dos alunos é que, no interior do campus, o transporte seja gratuito. “Às vezes precisamos de nos locomover entre os prédios da universidade e não faz sentido pagar passagem novamente”, afirmou Gardiê Silveira, diretor de cultura e esporte do DCE da UFPI.

Entre outras reivindicações, os estudantes pedem a ampliação da frota que entra na UFPI e a criação de novas linhas. Diversos bairros não são atendidos pelos ônibus circulares em todas as zonas da cidade.

O Diretório Central dos Estudantes juntamente com os Centros Acadêmicos da Universidade Federal do Piauí há cerca de quinze dias coletam assinaturas em um documento que reivindica melhorias para o sistema de transporte coletivo que atende o Campus Ministro Petrônio Portela, no Bairro Ininga, na capital Teresina.