Sem categoria

Cebrapaz na luta pela libertação dos Cinco Cubanos

Pela imediata libertação dos Cinco Patriotas Cubanos presos nos Estados Unidos

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz conclama todas as forças defensoras da paz e convictas do espírito de justiça a participar da Jornada Internacional de Solidariedade pela Libertação dos Cinco Patriotas Cubanos presos injustamente nos Estados Unidos.

Detidos por evitar a realização de atentados contra Cuba, estes cinco valiosos patriotas cubanos foram submetidos a um julgamento parcial, realizado por um tribunal no estado da Flórida que, sem comprovar sua culpabilidade, estabeleceu penas tão absurdas como a de duas prisões perpétuas para uma mesma pessoa.

Soma-se a isto o fato recentemente tornado público de que o governo dos EUA pagou a jornalistas para que realizassem uma cobertura que colocou a opinião pública durante o período do julgamento contra estes lutadores anti-terroristas.

São 12 anos de injustiça. Neste longo período, as violações aos direitos humanos têm sido constantes. Longos períodos de isolamento, prejudicando a saúde física e metal dos mesmos, a sistemática proibição da visita de seus familiares. Além disto, as autoridades estadunidenses têm estabelecido dificuldades para que os cinco tenham acesso a seus advogados, como no período de apelação de seus processos.

Nesta Jornada Internacional de Solidariedade aos Cinco Patriotas Cubanos detidos ilegalmente nos EUA, chamamos as organizações e movimentos sociais a demandar ao presidente dos EUA, o senhor Barack Obama, Prêmio Nobel da Paz, que utilize suas prerrogativas constitucionais e faça justiça, pondo em liberdade de forma incondicional e imediata os cinco prisioneiros cubanos.

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz conclama todas as forças defensoras da paz e dos direitos humanos a reverter esta injustiça.

Liberdade imediata e incondicional aos cinco patriotas cubanos presos ilegalmente nos EUA!

São Paulo, Brasil,
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz