Sem categoria

Lugo troca cúpula militar do Paraguai pela 2ª vez em um ano

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou nesta segunda-feira (20) a destituição dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e de outros cinco militares, disse o coronel Luis González, porta-voz das Forças Armadas, segundo a emissora local Radio Primero de Marzo.

O motivo da demissão ainda não foi explicado pelo governo. Em comunicado oficial divulgado no site da Presidência, há apenas a explicação de que “as nomeações e mudanças realizadas ultimamente no quadro superior das Forças Armadas são atribuição única e exclusiva do presidente e não tem porquê serem objeto de especulações”.

A medida está sendo tomada um mês após a demissão do ministro de Defesa, Luis Bareiro Spaini. Na atual mudança, Lugo não trocou, porém, o comando das Forças Armadas, o cargo mais importante da área militar depois do seu. As demissões acontecem num momento em que o presidente busca apoio político para renovar o Poder Judicial e tentar avançar em seu plano de reformas.

O presidente nomeou o general Darío Cáceres como comandante interino do Exército; o contra-almirante Juan Carlos Benítez para a Marinha; e o general Miguel Crist para a Força Aérea. Eles substituem o general Bartolomé Pineda, o contraalmirante Egberto Orué e o general Hugo Aranda, respectivamente.

Além disso, Lugo designou um novo comandante interino do Comando Logístico e chefes do Estado Maior do Comando Logístico, da Força Aérea, do Exército e da Marinha, informou o diretor de Comunicações das Forças Armadas, coronel Luiz Gonzáles.

A cúpula das Forças Armadas foi nomeada pela última vez em novembro de 2009. Na época, Lugo havia advertido sobre a presença de "bolsões golpistas" nas Forças Armadas, que, segundo ele, mantinham reuniões com políticos da oposição.

Fonte: Opera Mundi