Educadores lançam manifesto de apoio à candidatura Petta
A campanha de Gustavo Petta a deputado federal tem conquistado o apoio em diversos setores da sociedade. Seja com os esportistas, com o pessoal da cultura ou junto à juventude, a campanha vem se enraizando e ganhando corpo e musculatura a cada dia. Exemplo disso foram as plenárias em São Paulo e Campinas, que arrastaram mais de 3 mil pessoas na “onda Petta”.
Publicado 23/09/2010 10:34 | Editado 04/03/2020 17:18

Nas últimas semanas, Petta se surpreendeu também ao receber o apoio de dezenas de educadores, por meio de um manifesto. O “movimento pela educação” é encabeçado pelo professor emérito da Unicamp, Dermeval Saviani, referência e um dos principais pensadores da atualidade.
São também signatários, entre outros, os professores Sérgio Leite, da Unicamp; Sergio Cardoso, da USP; Madalena Guasco, da PUC-SP e coordenadora geral da CONTEE; e Gil Reis, da UFSCAR e presidente do PROIFES. Além destes, assinam o manifesto professores universitários, diretores de Sinpros do estado de São Paulo e diversas outras entidades ligadas à área da educação.
Correlação de forças
Um trecho do manifesto diz que “a correlação de forças atual no Legislativo pende para a mercantilização e para a não democratização da educação”. Ao destacar a trajetória de Gustavo Petta, principalmente quando foi presidente da UNE, o texto afirma que “nestas eleições, torna-se fundamental o apoio a candidaturas comprometidas com o fortalecimento da educação pública”.
“Estou muito feliz e honrado de ter recebido esse manifesto das mãos do professor Dermeval, até porque meus pais também são professores e foi com eles que ganhei apego ao debate de idéias e a luta pela transformação social”, disse Petta.
“Quero, na minha campanha de deputado federal, entender a educação como um processo mais amplo, que não se limita à escola, mas tem nela o seu foco principal. Um espaço de conhecimento que vá além do seu ambiente tradicional e que seja comprometido com a formação de um ser humano integral, sendo vértice estratégico na construção de um projeto de nação. O Brasil que queremos, uma nação grande e desenvolvida, tem como um de seus pilares o trabalho dos professores e professoras que mesmo nas menores salas de aula contribuem para a formação e humanização”, completou o candidato.
Leia abaixo íntegra do manifesto e veja quem já assinou:
MANIFESTO DE EDUCADORES EM APOIO À CANDIDATURA DE GUSTAVO PETTA
A luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade exige mudança na correlação de forças no Legislativo.
Aqueles que estão à frente da luta político-acadêmica por uma educação pública, gratuita, laica, democrática, universal e de qualidade em nosso país, sabem que a correlação de forças no Parlamento brasileiro tem se constituído historicamente num sério entrave para vitórias mais consistentes.
A correlação de forças atual pende para a mercantilização e para a não democratização da educação. Atua em favor da precarização da educação pública, minimizando o papel do Estado e impedindo a universalização da educação em todos os níveis.
Na atualidade, grandes embates estão em cena no campo da educação. Na próxima legislatura, estaremos lutando pela regulação do Sistema Nacional de Educação e estará em pauta o Novo Plano Nacional de Educação – PNE.
Nestas eleições, torna-se fundamental o apoio a candidaturas comprometidas com o fortalecimento da educação pública. Precisamos atuar no sentido de mudar a correlação de forças, fortalecendo aqueles que, por sua trajetória, estão comprometidos com as bandeiras democráticas e progressistas no campo da educação.
Gustavo Petta é um jovem cuja trajetória política, no movimento estudantil e na gestão pública, tem demonstrado capacidade de intervenção e firmeza na defesa de políticas públicas para a Educação, a Cultura, os Desportos, com vistas ao desenvolvimento nacional, soberano, democrático e com justiça social em nosso país.
Seu desempenho como Presidente da UNE é testemunho da sua obstinada luta pela ampliação das oportunidades de acesso e permanência dos trabalhadores na escola pública, em todos os níveis; pela regulamentação do ensino privado; pela melhoria da qualidade do ensino; pela valorização dos profissionais da educação; pela ampliação do investimento na educação e controle da aplicação dos recursos; pela gestão democrática dos estabelecimentos e dos órgãos de decisão sobre a educação. Enfim, pela educação pública, gratuita, democrática, universal e laica, em todos os níveis.
Por tudo isso – e pelo seu potencial intelectual e político para debater e elaborar sobre as diversas áreas da política nacional – consideramos que Gustavo Petta merece uma vaga na Câmara dos Deputados. Consequentemente,nós ,abaixo assinados ,manifestamos nosso apoio à sua candidatura a deputado federal nas próximas eleições.
* Para ver quem faz parte deste movimento em defesa da educação e assinar o manifesto, clique aqui
Por Rafael Minoro