Sem categoria

ONU inicia hoje sua 65ª Assembleia Geral

A Assembleia Geral das Nações Unidas começa hoje os debates de seu 65º período ordinário de sessões sob a presidência do suiço Joseph Deiss e a presença de mais de uma centena de governantes de todo o mundo.

A reunião tem lugar depois de uma cúpula de três días concluída nesta quarta-feira (22) para analisar o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Paralelamente ao debate geral serão realizados fóruns sobre a Revitalização da Conferência sobre Desarmamento (dia 24) e acerca do Programa de Ação para o Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares (dias 24 e-25).

Haverá também uma reunião de alto nivel do Conselho de Segurança para tratar sobre a situação no Sudão, com a participação de representantes da União Africana, do Banco Mundial e outras instituições regionais e internacionais.

O temário preliminar da Assembléia Geral dedica espaço a importantes assuntos de interesse para a América Latina e o Caribe, entre eles o bloqueio econômico, comercial e financeiro exercido pelos Estados Unidos contra Cuba há meio século.

No ano passado, 187 países rechaçaram o cerco norte-americano à ilha caribenha, na votação anual mais alta registrada sobre esse tema desde 1991, com apenas três votos contra (Estados Unidos, Israel e Palau) e duas abstencões (ilhas Marshall e Micronésia).

Outros pontos abordarão as situações no Haiti e na América Central, o caso das Malvinas (arquipélago ocupado pela Grã Bretanha e cuja soberania é reclamada pela Argentina) e a questão da independência de Porto Rico. Em junho do ano passado o Comitê de Descolonização da ONU aprovou pelo décimo ano consecutivo uma resolução em que reconhece o direito de Porto Rico a sua livre determinação e independência e pede que esta questão volte a ser tratada pelo pleno das Nações Unidas.

Em geral, a maioría dos assuntos que afetam a América Latina e o Caribe Caribe aparecem inseridos na ampla gama de temas sociais, econômicos, culturais, comerciais, energéticos, migratórios, de informação, comunicações e desarmamento e muitos outros que a Assembleia debaterá.

O programa oficial do novo período de sessões está dividido em nove sessões principais intituladas:

-Promoção do crescimento econômico sustentado e o desenvolvimento sustentável de conformidade com as resoluções pertinentes da Assembleia Geral e as recentes conferências da ONU.

-Manutenção da paz e da segurança internacionais.

-Desenvolvimento da África.

-Promoção dos direitos humanos.

-Coordenação eficaz das atividades de assistência humanitária.

-Promoção da justiça e do direito internacional.

-Desarmamento

-Fiscalização das drogas, prevenção do crime e luta contra o terrorismo internacional em todas as suas formas e manifestações.

-Asuntos organizativos e administrativos.

Fonte: Prensa Latina