Sem categoria

Jandira pode ser a deputada federal mais votada no Rio de Janeiro

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) indica que os candidatos mais votados para deputado federal, no Rio, são o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o ex-jogador de futebol, Romário (PSB). Em terceiro lugar, mas liderando entre as candidatas mulheres, aparece a candidata do PCdoB, Jandira Feghali. Em agosto, o IBPS já havia constatado essa tendência, segundo noticiou o Blog.

O PCdoB disputa vagas na Câmara Federal com chapa própria com 39 candidatos. Além do esperado bom desempenho de Jandira, que já foi deputada federal, secretária de Cultura da capital e candidata ao Senado e à Prefeitura do Rio, os comunistas apostam ainda na reeleição do deputado Edmilson Valentin. Uma boa votação dos demais candidatos da chapa pode ainda garantir uma terceira vaga para o Partido na Câmara dos Deputados.

Abaixo, quadro com os 10 candidatos mais votados para deputado federal no Rio de Janeiro:

Governador, presidente e senadores

O IBPS indica que Sérgio Cabral (PMDB) pode ser reeleito no 1° turno com 57% dos votos. O percentual de Cabral supera a soma dos percentuais dos outros candidatos (26%). Por isso, ganha no 1° turno.

Fernando Gabeira (PV) tem 18% e está em 2° lugar. Fernando Peregrino (PR) tem 5%. Eduardo Serra (PCB), Cyro Garcia (PSTU) e Jefferson Moura (PSOL) têm 1% cada. Brancos, nulos e indecisos são 18%.

A pesquisa tem margem de erro de 1,4 ponto percentual e foi feita de 28 a 30.set.2010. Tem o registro n° 84442/2010 no TRE-RJ.

Com relação ao levantamento IBPS anterior (feito de 13 a 15.set.2010), Cabral cresceu 5 pontos (de 52% para 57%). Gabeira cresceu 3 pontos (de 15% para 18%). Peregrino manteve-se com 5% dos votos. Brancos, nulos e indecisos saíram de 26% para 18%.

Dilma Rousseff (PT) manteve 45% dos votos, como na última pesquisa. A novidade é a queda do percentual de eleitores indecisos, que anulam ou votam em branco. Eram 24% e passaram a 12%. Ao mesmo tempo, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) cresceram 5 pontos cada: tinham 16% e 15%, respectivamente, e passaram a 21% e 20%, continuando empatados.

Na eleição para senadores, Lindberg farias (PT) assumiu a liderança, com 42%. Marcelo Crivella (PRB) é o 2° colocado, com 38%. No levantamento anterior, ambos tinham 32%.

César Maia (DEM) cresceu 5 pontos (de 22% para 27%), mas permanece em 3° lugar e, se a eleição fosse hoje, estaria de fora do Senado (em 2010, cada Estado elege 2 senadores). Jorge Picciani (PMDB) tem 23%, Waguinho (PT do B), 11%, Milton Temer (PSOL) e Marcelo Cerqueira (PPS), 4%. Carlos Dias (PT do B), Wladimir Mutt (PCB) e Clailton (PSTU) têm 1% cada. Brancos, nulos e indecisos são 49%.

Fonte: Blog Fernando Rodrigues