Abgail sai fortalecida com votação de 1,5 milhão ao Senado

Em três meses e 20 dias, a sindicalista Abgail Pereira (PCdoB) passou de uma simples desconhecida para a maioria das pessoas de fora de Caxias do Sul para uma candidata ao Senado, que não se elegeu, mas contabilizou 1.551.151 votos no Rio Grande do Sul, ou 13,47%.

abgail - Porthus Junior

Guardadas as proporções, a comunista fez mais votos do que a candidata à reeleição ao governo do Estado Yeda Crusius (PSDB) e só faltaram 3.685 para chegar a marca do concorrente ao Piratini José Fogaça (PMDB).

— Eu estou meio assustada ainda — confessa, ao falar que suas primeiras projeções de votos eram de 800 mil.

A candidatura de Abgail foi lançada com a missão de ajudar a tirar votos dos dois oponentes diretos do senador Paulo Paim (PT).

— Fico feliz por ter contribuído com a eleição dele. Até por respeito ao eleitor, como eram duas vagas, nós apresentamos dois nomes. E a estratégia, do ponto de vista eleitoral, se mostrou correta — avalia a psicopedagoga por formação.

O período de campanha trouxe surpresas também na vida pessoal: Abgail descobriu que será avó pela primeira vez.

No campo político, Abgail diz que é natural que seu nome surja em especulações sobre a composição do governo Tarso, mas destaca que o PCdoB não entrou na coligação com objetivo de lotear cargos.

Fonte: O Pioneiro