Ahmadinejad desafia EUA e ONU a impor mais sanções contra o Irã
O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad desafiou nesta terça-feira (5) os Estados Unidos (EUA) e seus aliados que imponham mais sanções contra seu país, reafirmando que estas não têm qualquer efeito, em um discurso transmitido pela televisão pública do país.
Publicado 05/10/2010 10:55
"Durante minha viagem (no final de setembro aos Estados Unidos) insistiram em dizer que as sanções haviam produzido efeito. Eu disse que não era assim", declarou Ahmadinejad.
"Depois, afirmaram que se as sanções não dessem os resultados esperados, vão impor mais sanções daqui a dois anos. Respondi a eles: não esperem dois anos, façam-no agora e veremos do que vocês são capazes", comentou o presidente iraniano, deixando claro que não subordinará seu país às ameaças dos EUA e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 9 de junho, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou uma nova resolução reforçando as sanções internacionais contra o Irã. Esta resolução, a sexta contra o Irã desde 2006, foi seguida de novas sanções unilaterais decididas pelos Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Canadá, Japão e Coreia do Sul.
Da redação, com UOL