Sem categoria

Coreia Democrática comemora 65 anos da fundação do PTC

A embaixada da República Popular Democratica da Coreia transmitiu nesta terça-feira (5) uma nota em comemoração aos 65 anos do Partido do Trabalho da Coreia, festejado anualmente em 10 de outubro.

Fundado por Kim Il Sung, primeiro dirigente norte-coreano, o PTC é a força motriz e espelho da sua sociedade. "Hoje, o povo coreano, superando todos os tipos de provocações e vicissitudes, caminha firmemente pelo camino do socialismo, sob a direção do Partido do Trabalho da Coreia que tornou-se um partido experiente e provado, que sempre conduz o povo à vitória, um partido invencível que conta com o apoio e a confiança de todos os coreanos", diz a nota comemorativa.

Leia abaixo a íntegra da nota distribuída pela embaixada da RPDC no Brasil:

Hoje, o povo coreano, superando todos os tipos de provocações e vicissitudes, caminha firmemente pelo camino do socialismo sob a direção do Partido do Trabalho da Coréia (PTC) que, fundado há 65 anos em 10 de outubro de 1945, pelo Presidente Kim Il Sung, tornou-se um partido experiente e provado, que sempre conduz o povo à vitória, um partido invencível que conta com o apoio e a confianza de todos os coreanos.

A história dos 65 anos do PTC prova que sua direção é a garantia decisiva para a vitória da causa da independência das massas populares, a causa socialista.

O PTC fortaleceu a criação da causa socialista e elevou seu papel. Levantou e organizou o povo que, desprovidos de direitos por longo tempo, sofria exploração, opressão e miséria, para que forjasse de maneira independente e criativa seu destino, para que fosse o sujeito independente da história.

Formou de maneira impecável os trabalhadores, camponeses, intelectuais e outros setores do povo no ideario socialista e o reuniu firmemente em torno de si na organização, ideológica, ética e moral, logrando unir toda a sociedade como um só corpo socio-político.

O PTC conseguiu que as massas populares exerçam sua inesgotável força criadora na construção socialista.

Após a libertação do país, em 15 de agosto de 1945, diante da complexa situação existente, o PTC estabeleceu organizações de massas e um governo popular, apresentou as massas como donos da política e do país, e promoveu a Campanha da Mobilização Ideológica Geral para a Construção do Estado, o Movimento de Emulação pelo Aumento da Produção, o de Alfabetização para levantá-los e exortá-los ativamente à construção da uma nova sociedade.

O grande entusiasmo das massas populares fêz possível eliminar o que restou da dominação colonial do imperialismo japonês e realizar com sucesso e em um curto prazo as mudanças democráticas, tais como a reforma agrária e a nacionalização da indústria.

O Partido do Trabalho da Coreia apresentou estratégias e táticas corretas, para impulir vitoriosamente a causa socialista.

Em cada período e estágio da revolução e da construção, praticou as orientações e políticas que se conformavam com a aspiração do povo e a situação do país.

Na segunda metade da década de 1950, propôs uma orientação original, de renovar pelo caminho socialista a forma da economia rural, criando formas como as cooperativas agrícolas, um importante componente da revolução socialista, e praticou uma política de firme apoio aos nos agricultores pobres, como também de estreitar a união com os agricultores das camadas médias, além de restringir e transformar os ricos, terminando em 4 ou 5 anos com sucesso a tarefa que representa uma séria mudança social.

O PTC também apresentou a linha principal da construção econômica socialista, de promover com preferência a indústria pesada e, em conjunto, a leve e a agricultura, além de uma economia nacional independente, conclamando toda a população para sua realização, para converter-se em apenas 14 anos num país socialista industrial.

Em todo o curso da realização da causa socialista sempre manteve e aplicou os princípios revolucionários.

O PTC solidificou e desenvolviu continuamente o sistema socialista já estabelecido, de acordo com a demanda de independência e os interesses das massas populares e com a natureza da causa da independência delas.

Tanto mais consistentemente manteve e aplicou os princípios revolucionários quanto mais se intensificava a ofensiva anti-socialista dos imperialistas, que violam a independência das massas.

No final do século passado houve o colapso do socialismo em vários países, o movimento persistente das forças aliadas imperialistas, comandadas pelos EUA para isolar e reprimir a Coreia, o inesperado falecimento do presidente Kim Il Sung, fundador da Coreia socialista, as sucessivas calamidades naturais de vários matizes e anos que assolaram o país, fizeram o mundo ocidental afirmar que "o colapso da Coreia é questão de tempo".

Após o falecimento do Presidente Kim Il Sung, o dirigente Kim Jong Il, declarou solenemente: "Que não esperem nenhuma mudança!" e praticou de forma ainda mais aprofundada a política de Songun (priorizar os assuntos militares), o que permitiu que o socialismo coreano superasse as graves dificuldades impostas de fora, ao propor um maior objetivo: uma grande potência socialista próspera, avançando gradativamente para este fim.

Através das experiências práticas da vida o povo coreano está convencido de que o PTC sempre conduz à vitória e à glória e sua direção é, na verdade, a garantia da vitória da causa socialista.

Não há dúvida de que a causa socialista do povo coreano guiado pelo Partido do Trabalho da Coreia triunfou.

Embaixada da RPDC no Brasil