Seminário discute espaços, territórios e inovação no Nordeste

Construir os alicerces de uma rede, congregando pesquisadores e responsáveis políticos da região e de organismos ligados ao desenvolvimento interessados no tema. Este é o objetivo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a realização do seminário “Cidades médias do Nordeste: espaços, territórios e inovação”.

O evento, que acontece de 6 a 8 de outubro, no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA), reunirá professores e pesquisadores do Nordeste e de outras regiões brasileiras. Durante os três dias, serão feitas análises do papel da ciência, da tecnologia e da cultura num modelo de desenvolvimento alternativo para evitar que essas cidades sigam o modelo dos grandes centros.

As cidades médias do Nordeste vêm, recentemente, passando por um desenvolvimento acelerado e o seminário verificará qual a natureza das transformações ocorridas nessas regiões. Além disso, vai analisar o papel da ciência, da tecnologia e da cultura num modelo de desenvolvimento alternativo, evitando que sigam o exemplo das grandes cidades.

Serão ministrados dois minicursos sobre "Pensamento de Celso Furtado" e "O debate do desenvolvimento", e será inaugurada a exposição "Celso Furtado: vocação Nordeste".

A conferência inaugural será proferida por Sidarta Ribeiro, neurocientista, professor da UFRN, chefe do laboratório do Instituto Internacional de Neurociência de Natal.
 

Página da ADURN