Sem categoria

Guerrilha afegã controla 75 por cento do território do país

O Talibã, uma das organizações da resistência afegã à ocupação liderada pelos Estados Unidos, asseguraram nesta quinta-feira (7) que controlam mais de 75 por cento do território nacional, exigindo também a completa e imediata retirada das tropas ocupantes dos Estados Unidos e do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan).

O Talibã afirma em um comunicado que, nove anos depois, "a fortaleza da Jihad (guerra santa) e a resistência contra a invasão estadunidense e de seus aliados são tão fortes como sempre foram".

Em seu balanço sobre a situação no país desde 7 de outubro do 2001, a guerrilha islâmica considera que o regime americano está decepcionado com os resultados da guerra, e lembra que 2010 é o ano mais mortal para a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), nome fantasia para as tropas comandadas pelos Estados Unidos.

Os guerrilheiros avaliam que existem diferenças internas na Casa Branca a respeito dos resultados pífios obtidos pelas tropas do pacto militar e acreditam que essas diferenças provocam a retirada de tropas por parte de alguns países.

O comunicado reafirma que o Talibã controla mais de 75 por cento do território afegão, todas as estradas da nação islâmica centro-asiática, afirma que tem mais experiência militar e que está em condições de atacar todas as bases militares estadunidenses.

Ao mesmo tempo, Hamid Karzai, presidente instalado pela ocupação, inaugura em Cabul um "Conselho de Paz", no dia em que se recorda os 9 anos da invasão e posterior ocupação. O tal conselho servirá para "estabelecer contatos" com os guerrilheiros e "encontrar soluções" para dar um fim à guerra no Afeganistão.

Fonte: Prensa Latina