Sem categoria

Ataque aéreo da Otan e explosões matam civis afegãos

Três civis foram mortos junto com 14 insurgentes em um ataque aéreo da Otan contra um comandante do Taliban, informaram nesta segunda-feira autoridades do Afeganistão. Mais sete pessoas morreram em explosões separadas.

O ataque com aeronaves não-tripuladas na província sulista de Helmand aconteceu apenas um dia após outro ataque de forças estrangeiras em outras regiões da província, no qual a polícia afegã também disse que foram mortos civis junto com militantes.

As mortes de civis em ataques da Otan aumentaram as tensões entre o presidente Hamid Karzai e seus aliados ocidentais, que estão sob intensa pressão dentro de seus próprios países contra a guerra.

O ataque desta segunda-feira no distrito de Kajaki matou 14 insurgentes e três civis, de acordo com o chefe de inteligência da polícia local. Um porta-voz da missão da Otan disse que estava investigando as informações sobre o ataque, mas que não tinha detalhes.

Quatro corpos e 10 feridos também foram levados para hospitais na cidade de Kandahar nesta segunda-feira após uma série de explosões, disseram médicos. As vítimas foram atingidas por três explosões perto de um comboio de soldados que deixava a cidade de Kandahar, disse à Reuters o policial de fronteira Abdul Razzaq. Tiros também foram ouvidos logo após as explosões, acrescentou.

O porta-voz da Otan disse que ouviu relatos sobre o incidente em Kandahar, mas que veículos da coalizão não foram atacados. No domingo, ao menos três civis morreram juntos com 17 insurgentes após um ataque aéreo da Otan no distrito de Nad Ali, também em Helmand, de acordo com a polícia.

O ano de 2010 é o mais violento da guerra desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2002, que derrubou o Taliban do poder.

Com O Globo