Sem categoria

Segundo turno: PV anuncia apoio a Agnelo no DF

O candidato ao governo do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz (PT), recebeu, nesta quinta-feira (7), o apoio de Eduardo Brandão, do PV, para o 2º turno. O candidato verde, que alcançou mais de 78 mil votos e 5% da preferência do eleitorado candango, além do apoio, entregou propostas de governo para o meio ambiente. Já o PCdoB, que apoia a candidatura de Agnelo desde o primeito turno, faz reunião na noite de hoje para debater as estratégias para o segundo turno.

Segundo o presidente do PCdoB no Distrito Federal Augusto Madeira, além dos votos “verdes”, nós vamos atrás dos votos do PSOL. O candidato Toninho do PSOL recebeu 14% dos votos, cujos eleitores tem um perfil de centro-esquerda, portanto estão mais identificados com a candidatura de Agnelo.

Ele destaca também a importância do apoio do Partido Verde, já que a candidata à Presidência, Marina Silva, foi a vencedora no DF, com 41% dos votos contra 31% dados à Dilma Roussef (PT), a segunda colocada.

Para Madeira, o espírito que prevalece nesse segundo turno é o de vitória, lembrando que no primeiro turno “não se resolveu, mas se venceu”. A exemplo do que ocorre no segundo turno das eleições presidenciais, ele diz que o eleitor terá com clareza que se decidir por duas propostas – o projeto progressista, de mudança, representado por Agnelo e os partidos que o apoiam; ou o outro, conservador, do atraso e preconceituoso.

O Presidente do PCdoB-DF anunciou que o Partido vai lançar uma nota oficial contra as declarações discriminatórias contra os comunistas da candidata Weslian Roriz, mulher de Joaquim Roriz, que assumiu a vaga do marido enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Nós fazemos um balanço positivo do primeiro turno”, diz Madeira, lembrando que além do percentual de votos de Agnelo – 48% contra 31% para Weslian, a coligação elegeu os dois senadores – Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), cinco dos oito deputados federais e 14 dos 24 distritais. É com essa força que eles vão buscar a vitória de Agnelo e Dilma no segundo turno.

Apoio importante

Para Agnelo Queiroz, o apoio do PV é muito importante para a unidade de Brasília. “Eles fizeram uma campanha muito bonita, limpa, tiveram um resultado expressivo.” Sobre as propostas de governo do PV para o meio ambiente, o candidato comentou: “Já estão incorporadas ao nosso Plano de governo. São propostas modernas. E devo elogiar a atitude do PV de apresentar este belo projeto.”

Brandão disse que o PV têm muitas convergências com Agnelo e que é normal nesta reta final forças convergentes da política se unirem.

O Distrito Federal é uma das nove unidades da Federação onde haverá eleição em segundo turno para a escolha de governador. Na capital federal se repete o quadro das eleições presidenciais, com Agnelo, que apoia Dilma, concorrendo com Weslian Roriz, que apoia o tucano José Serra. Pela proximidade e interesse de convivência harmoniosa, a campanha a favor de Agnelo deve receber grande ajuda da campanha de Dilma Roussef.

De Brasília
Márcia Xavier