Saúde da criança é prioridade da PMA

 Reduzir a mortalidade infantil é a principal meta do Programa Saúde da Criança, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através do programa, são garantidos os cuidados e a prevenção à saúde a toda criança nascida no município, desde o início da gravidez da mãe, passando pela primeira fase da infância e chegando até os 19 anos.

 "Nós fazemos o acompanhamento de todas as fases do bebê em gestação, através de ações garantidas pelas equipes de Saúde da Família nas 43 unidades de saúde da capital", afirma a coordenadora do programa, Acácia Seixas. Ela conta que há também o incentivo ao aleitamento materno, junto à Rede Amamenta, uma estratégia brasileira de promoção, proteção e apoio à amamentação na Atenção Básica.

Segundo ela, assim que a criança nasce ela é incluída no programa Primeiras Ações de Saúde e Cidadania (Pasc), em funcionamento em todas as maternidades públicas e privadas de Aracaju. Através da iniciativa, são garantidos a aplicação de vacinas, o incentivo ao aleitamento materno, a entrega da Caderneta da Criança, além da orientação sobre o registro civil de nascimento e encaminhamento para realização do teste do pezinho.

Programas

Outra importante ação da SMS direcionada à saúde infantil é o Programa de Alergia Alimentar, que tem como objetivo identificar se uma criança possui alergia ao leite materno ou de vaca. "Nesses casos, a PMA fornece, gratuitamente, fórmulas hidrolisadas", garante Acácia.

Além disso, logo no início do acompanhamento da criança, se for diagnosticada alguma patologia, ela é direcionada para o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). "Lá nós temos cardiologistas, endocrinologistas, terapeutas, psicólogos, psiquiatras, todas as especialidades necessárias para garantir a saúde da criança", conta a coordenadora.

Há, ainda, o Programa Saúde na Escola, através do qual são realizadas palestras informativas sobre conceitos relacionados à prevenção de saúde para crianças e adolescentes e treinamento de professores e diretores. "Agora, estendemos esse trabalho para creches e abrigos, inclusive com o acompanhamento do Ministério Público, realizando ações que norteiam a saúde infantil", declara.

Avanços

Em 2006, a taxa de mortalidade infantil no município de Aracaju era de 20%. Através das ações empreendidas pela prefeitura, por meio da SMS, esse índice foi reduzido para 16,5%, em 2007, e tem sido mantido nos dois últimos anos. "Reduzir a mortalidade infantil é a nossa prioridade e todos os nossos programas têm esse aspecto como norte, desde o estímulo ao aleitamento materno até a prevenção e combate às doenças relacionadas à criança", diz Acácia.
Uma importante ação empreendida recentemente pelo Programa Saúde da Criança é o combate à obesidade infantil. "Crianças obesas têm três vezes mais chances de serem hipertensa na fase adulta", esclarece ela. Outra iniciativa da SMS é a realização da triagem auditiva neonatal, mais conhecida como teste da orelhinha.

A coordenadora conta, ainda, que há pouco tempo têm sido realizadas, através do programa, palestras de orientação sobre sexualidade infantil em estabelecimentos de ensino da capital. "Hoje a criança que nasce em Aracaju é muito melhor assistida e orientada pela prefeitura, por meio do Programa Saúde da Criança", assegura Acácia.