Mulheres comunistas ampliam espaço no Congresso Nacional

O resultado das eleições deste ano no Brasil revela um grande déficit de representatividade política das mulheres. A bancada feminina, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, que já era pequena, sofreu uma redução de duas cadeiras em cada casa do Congresso Nacional.

Na Legislatura que finda em 2010, as mulheres ocupam apenas 45 das 513 vagas na Câmara dos Deputados, o que equivale a 8,7% do total de parlamentares daquela Casa de Leis. No Senado Federal, há 11 senadoras e 70 senadores, isso é, apenas 13,5% do total de membros dessa Casa Legislativa são mulheres. Em países como Angola, Moçambique, Cuba, Argentina e Costa Rica, os índices de parlamentares mulheres variam em torno de 40%.

Apesar de os resultados das eleições deste ano não terem trazido o esperado aumento do número de mulheres parlamentares, o PCdoB – Partido Comunista do Brasil conseguiu eleger sua maior bancada feminina até o momento. A partir de 2011, sete mulheres comunistas estarão na Câmara dos Deputados e no Senado representando o partido e fortalecendo a luta feminina.

Entre elas, Vanessa Grazizotin, eleita senadora pelo Amazonas, onde teve como principal adversário o tucano Arthur Virgílio, Manuela D’Àvila, deputada federal mais votada do Rio Grande Sul, e Luciana Santos, vice-presidente nacional do partido, eleita deputada federal por Pernambuco com expressiva votação. Da lista fazem parte ainda as deputadas federais eleitas Perpétua Almeida (AC), Alice Portugal (BA), também recordista de votos em seu Estado, Jô Moraes (MG) e Jandira Feghali (RJ).

Com este resultado, o PCdoB continua sendo, proporcionalmente, o partido de maior presença feminina do Congresso, com mais de 46% de sua bancada formada por mulheres.

CONHEÇA TAMBÉM AS MULHERES ELEITAS EM PERNAMBUCO

DEPUTADAS FEDERAIS

LUCIANA SANTOS – PC do B

ANA ARRAES – PSB

DEPUTADAS ESTADUAIS

LAURA GOMES – PSB

RAQUEL LYRA – PSB

TERESA LEITÃO – PT

MARY GOUVEIA – PHS

Fonte: www.lucianosiqueira.com.br