Sem categoria

Sete mortos em outro bombardeio dos EUA no Paquistão

Ao menos sete pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um bombardeio realizado neste domingo (10) por aviões sem piloto dos Estados Unidos em uma zona tribal do noroeste do Paquistão, próxima à fronteira afegã.

A emissora de televisão DawnNews reportou que o ataque deste domingo teve como objetivo uma casa localizada dentro de um campo de refugiados do Waziristão do Norte.

De acordo com fontes anônimas do serviço de inteligência paquistanês citadas pela emissora, essa área é controlada pelo líder insurgente Hafiz Gul Bahadur, cujo grupo armado ataca com freqüência às tropas estadunidenses e da Otan localizadas no Afeganistão.

Desde setembro passado até hoje, os aviões não tripulados dos Estados Unidos realizaram cerca de 30 incursões dentro do território paquistanês, com um saldo de mais de 150 mortos.

O aumento dos ataques motivou um protesto do governo paquistanês, que através do porta-voz da chancelaria, Abdul Basit, os qualificou na semana passada de injustificados e de uma violação da soberania nacional.

Islamabad, que se considera um aliado de Washington na "luta contra o terrorismo", afirma também que os bombardeios são contraproducentes, porque o alto número de baixas civis que causam exacerba o sentimento anti-estadunidense entre a população.

De acordo com estimados extra-oficiais, mais de mil civis paquistaneses morreram por causa dos mísseis disparados pelos drones estadunidenses no noroeste do Paquistão desde agosto de 2008.

Fonte: Prensa Latina