UFRN recebe encontro sobre cultura judaica no estado

 A UFRN recebe durante toda esta segunda-feira (11), no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o II Encontro de Cultura Judaica do Rio Grande do Norte. Este encontro pretende trazer a importância da cultura judaica na formação da cultura brasileira, com um enfoque especial no Nordeste.

O encontro tem a presença de vários estudiosos da área vindos de todo o Brasil, como a professora doutora Anita Novinsky (USP), especialista nos estudos da intolerância, que participa como conferencista apresentando o tema "Inquisição no Nordeste" e a especialista em música espanhola e judaico-espanhola, Judith Cohen, professora da Universidade de York, no Canadá.

Para a professora Maria da Conceição Fraga, do Departamento de História e vice-diretora do CCHLA, este II Encontro de Cultura Judaica serve principalmente para resgatar a história judaica no RN.
"Nós temos muitos estudos sobre a presença judaica em Pernambuco, mas no Rio Grande do Norte pouco pesquisou-se", afirma a professora, que acredita que o encontro estimule a produção de alunos da gradução e da pós-graduação da UFRN.

Além dos estudos da história judaica na época colonial, o encontro, que teve participação do Centro Israelita do RN (CIRN) e do Grupo de Estudos Judaicos de Natal, pretende mostrar a presença da culinária e da música israelita no Nordeste brasileiro, compondo uma base de influência ampla. Segundo a professora Maria da Conceição, pontos como a presença judaica na resistência ao regime ditatorial no Brasil terão suas diretrizes de estudo apontadas no encontro de hoje.
 

Jornal Tribuna do Norte