Sem categoria

Vanessa, a mulher que desbancou Artur Virgílio no Amazonas

Quando o domingo de 3 de outubro chegava ao fim, Vanessa Grazziotin conseguia respirar aliviada. Os resultados mostravam que todo o esforço dos meses de campanha tinha sido recompensado: a comunista finalmente poderia representar seu povo no Senado pelo estado do Amazonas, depois de fazê-lo por 12 anos na Câmara Federal. Ele conquistou a segunda vaga com 672.920 votos, o que corresponde a 22,89% do total.

vanessa

A ex-deputada federal Vanessa Grazziotin chega ao Senado pelo Amazonas depois de uma difícil batalha. Apesar da chapa forte apoiada por Lula e Dilma e formada também por Eduardo Braga (PMDB) – eleito para a primeira vaga com 42% dos votos – e por Omar Aziz (PMN) – eleito governador com mais de 63% –, Vanessa teve de enfrentar um velho coronel amazonense, Artur Virgílio, do PSDB.

Recentemente, quando o crescimento de sua candidatura começou a incomodar o tucano, agora desbancado pela comunista, Vanessa declarou à Rede Brasil Atual: "Virgílio passou oito anos atacando o presidente Lula e hoje coloca tudo de bom que o presidente fez como se ele tivesse participado". E acrescentou: "Ele engana a população e mentira tem perna curta".

Embora tenha começado a campanha na frente, Artur Virgílio já aparecia empatado com a comunista em agosto. Pesquisa feita recentemente pelo Instituto Perspectiva reafirmava vantagem de Vanessa: 24% a 22%. Em 13 de setembro, o Ibope mostrou a comunista cinco pontos à frente do tucano.

Perfil

A trajetória política de Vanessa Grazziotin começou nos anos 70, em plena ditadura militar, quando a catarinense foi com a família para Manaus aos 15 anos. Lá, começou a militar nos movimentos estudantis, sob a bandeira do PCdoB. Em 1982, foi a primeira mulher a se e eleger presidente do Diretório Central dos Estudantes. Em 1988, elegeu-se vereadora de Manaus pelo PCdoB, com a segunda maior votação: 4.231 votos. O feito seria repetido em 1992 quando foi reeleita com 4.231 votos. Em 1996 conquista nas urnas seus terceiro mandato de vereadora, com 16.465 votos.

Em 1998 é eleita a deputada federal mais votada em Manaus e a terceira mais votada no Amazonas. Em 2002, Vanessa dá mais um importante passo em sua carreira vitoriosa, se reelegendo com a segunda maior votação proporcional do país. Foram quase 200 mil votos.

Hoje, a parlamentar comunista está encerrando seu terceiro mandato de deputada federal, completando 32 de militância no PCdoB.