História de luta: Lopes conquista 2º mandato de deputado federal

Quando Francisco Lopes da Silva nasceu, em 13 de agosto de 1939, Fortaleza ainda era uma cidade pacata, com bondes atravessando algumas das principais vias, no ritmo suave dos antigos meios de transporte. Naquela época, a capital cearense somava pouco mais de 180 mil pessoas; em 2008, este número já havia saltado para mais de 2,4 milhões. Foi naquela cidade, ainda com ar pacato, que Chico Lopes, hoje reeleito deputado federal, começava sua vida.

Em meio à vida modesta de tantos cidadãos nordestinos de então, Chico Lopes foi, ainda menino, vendedor ambulante e chegou a trabalhar em casas de família. Mais tarde, virou entregador do Diário Oficial de Fortaleza. Setenta e um anos depois, o comunista consagrou-se mais uma vez representante do povo cearense na Câmara dos Deputados. Ele teve mais de 95 mil votos, o que indica a aprovação de milhares de cearenses ao seu primeiro mandato e à sua biografia política.

Logo após tomar conhecimento do resultado, destacou: “É uma alegria ver que nosso trabalho foi reconhecido pelas pessoas. Se trabalhamos muito neste mandato, alcançando vitórias importantes para o povo cearense, como a lei do piso nacional do professor, o controle das tarifas bancárias e do reajuste da energia elétrica, a garantia da refinaria para o Ceará, queremos fazer muito mais nos próximos quatro anos”. A eleição de Lopes e de seu companheiro de partido João Ananias garantiu que pela primeira vez o PCdoB tivesse dois deputados pelo estado.

“As votações expressivas de Chico Lopes e João Ananias em todas as regiões do estado mostram que o PCdoB não é mais uma legenda voltada apenas para Fortaleza e sua Região Metropolitana e revelam que o nosso partido tem trabalhado em todo o Ceará”, avalia Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, presidente estadual do PCdoB.

Com a modéstia e o jeito simples que sempre o caracterizaram, Lopes disse, sobre sua eleição: “Essa vitória é do povo cearense. De cada um que acredita no nosso trabalho e nos dá força para seguir adiante. A todos o meu muito obrigado, e podem estar certos de que vou fazer de tudo pra corresponder à confiança”.

Trajetória de sucesso

Chico Lopes iniciou seus estudos no Centro Espírita Braga Torres. Concluiu o curso noturno de técnico caixeiral e chegou à Faculdade de Filosofia do Ceará. Mais tarde, passou a ministrar aulas no Senac. Em seguida, passou a lecionar na rede municipal e estadual. Desde estudante, Lopes militou nos grêmios e associações, inclusive sindicais. Sempre participou de todas as atividades em defesa dos professores e, em 1968, iniciou sua militância no PCdoB, então clandestino.

Foi três vezes vereador de Fortaleza (1983-1988; 1993-1996; 1997-1998), lançou o Balcão do Consumidor e derrotou a taxa do lixo. Foi duas vezes deputado estadual (1999-2002; 2003-2007), derrubou o aumento da energia e aprovou a lei da meia passagem macrorregional para os estudantes. É deputado federal (2007-2011), ajudando o governo Lula a construir um Brasil para todos.

Entre as comissões de que é integrante na Câmara dos Deputados estão a de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça (como suplente), da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Também fez parte do Grupo de Trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que investigou as tarifas bancárias no Brasil e provocou modificações na regulamentação das cobranças. É membro do Comitê Central e do Comitê Estadual do PCdoB.

Fonte: Assessoria Chico Lopes