Prefeito divulga novas ações de combate à dengue

 A chegada do verão, além de elevar as temperaturas em todo o país, traz também o aumento do risco de epidemia de dengue. Isso porque o calor e as chuvas esparsas favorecem o rápido desenvolvimento do mosquito. Com o intuito de preparar a cidade para a estação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai promover novas ações de combate à dengue. A estratégia foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 14, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em coletiva à imprensa.

 Na ocasião, Edvaldo garantiu que a PMA, através de um trabalho conjunto de diversas secretarias, como a da Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vai intensificar as ações de prevenção e controle da doença em Aracaju. "Estamos vivendo um momento especial, por isso eu peço a ajuda de toda a sociedade para nos preparar para o combate à dengue no ano de 2011", convocou o prefeito.

Durante a coletiva, Edvaldo também apresentou a campanha ‘Todo cuidado é pouco. Não deixe a dengue entrar na sua casa', através da qual a população será alertada sobre a chegada de um novo vírus da doença no país. Introduzido no estado de Roraima, o sorotipo viral DENV 4 não circulava no Brasil há 28 anos.

"Estamos diante de uma nova ameaça, e o poder público sozinho não vai ter condição de resolver o problema. Por isso estamos pedindo o apoio de toda a sociedade, inclusive da imprensa", disse. Segundo o prefeito, é importante que os profissionais da mídia participem ativamente da luta contra a dengue, divulgando as informações da melhor maneira possível.

Ações

Entre as atividades que devem ser desenvolvidas a partir de agora estão o reforço das ações nos bairros classificados como sendo de risco muito alto para a dengue, que são Coroa do Meio, Siqueira Campos, Cirurgia, Getúlio Vargas, 18 do Forte, Palestina, Santo Antônio, Bairro Industrial e Cidade Nova. "Nesses bairros, vamos trabalhar de maneira intensificada, mas nos demais as ações continuam", garantiu a coordenadora do programa de Controle da Dengue da SMS, Taíse Cavalcante.

De acordo com o prefeito, a dengue é uma doença endêmica e, em Aracaju, o problema da dengue é domiciliar. "Por esse motivo, naquelas casas que estiverem fechadas, vamos dar um prazo, e se ele não for cumprido, precisaremos entrar no domicílio para ver se existem focos", explicou.

A coordenadora do programa de Controle da Dengue informou que haverá, agora, a junção de todas as ações realizadas anteriormente. "Vamos continuar borrifando inseticida nas casas e em outros pontos estratégicos dos bairros, através de um trabalho conjunto com a vigilância sanitária, especialmente nos casos dos domicílios que estiverem fechados", declarou Taíse.

De acordo com o calendário de ações para 2010 e 2011, serão visitados 5 mil imóveis a cada sexta-feira, haverá um reforço da coleta de lixo e dos mutirões de limpeza urbana, conhecidos como bota-fora, e a realização do exame para NS1, através do qual é feito o diagnóstico precoce com isolamento do vírus. Está prevista também a realização do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypit (LIRAa), entre os dias 25 e 29 de outubro, com divulgação dos resultados prevista para 1º de dezembro.

Números

Na coletiva, o prefeito divulgou, ainda, os números mais recentes relativos à infestação nos bairros, casos notificados e confirmados, além do balanço das atividades de controle da dengue desenvolvidas na capital sergipana. O número de casos confirmados de dengue de janeiro a setembro de 2009 foi de 312, contra 137 em 2010, o que representa uma redução de 56,08%.

Entre as ações já realizadas, estão a retirada de mais de 36 mil pneus das ruas da cidade, a aplicação de fumacê em 19 bairros, em parceria com o Governo do Estado, a realização de mais de 670 mil visitas pelos agentes de endemias e a coleta de hemograma e plaquetas em todas as 43 Unidades de Saúde da Família da capital.