Sem categoria

Caravana da Anistia homenageia o Comandante Toledo

“Estou fazendo as pazes com o meu país, com a minha pátria”. Com essas palavras, Denise Frankel Khouse recebeu a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo em nome do seu pai, Joaquim Câmara Ferreira, o “Comandante Toledo”, na Sessão Solene que abriu as atividades da 46ª Caravana da Anistia. 

Denise morou na Alemanha por muitos anos após se despedir do seu pai, em 1969, durante o Regime Militar no Brasil. Ela disse que sempre teve orgulho de ser brasileira, mas apenas agora, após o reconhecimento da luta travada por seu pai, sente-se plenamente feliz no Brasil.

A sessão foi convocada pelo vereador Ítalo Cardoso (PT), Presidente da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais, que foi homenageado pelos representantes de ex-presos e perseguidos políticos.

Outros parlamentares compareceram à sessão, como o vereador Eliseu Gabriel (PSB), o deputado estadual Adriano Diogo (PT), o deputado federal Carlos Zarattini (PT) e o vereador Jamil Murad (PCdoB). Jamil retomou o conjunto de lutas pela consolidação da democracia no Brasil e disse que o momento que vive o Brasil é fruto dessas lutas, “portanto, valeu a pena”, declarou o vereador.

Jamil Murad: a luta prossegue

Jamil Murad lembrou que a luta de Joaquim Câmara Ferreira e de todos que lutaram pela democracia continua e conclamou: “o resultado começou a chegar e a luta prossegue. Daqui a quinze dias lado do povo precisa ganhar de novo”.

Referências da luta contra a Ditadura Militar e em defesa dos direitos humanos também compareceram ao ato, como o assessor da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República Maurice Politi, os representantes do Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos, Rafael Martineli e Ricardo Zarattini, além dos jornalistas Juca Kfouri e José Augusto Camargo, o Guto, que é presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Ricardo Zarattini relatou diversas histórias de sua militância em conjunto com o Comandante Toledo e defendeu o governo Lula como o resultado de um processo em que aqueles que lutaram pela conquista da democracia nas décadas de 60 e 70 saíram do isolamento e iniciaram a construção de um novo país. Zarattini disse ainda que setores reacionários criticama boa relação do Brasil com outros países da América Latina e flaam até em invadir a Bolívia, “mas, como dizia Glauber Rocha, mais fortes são as forças do povo… o povo brasileiro não deixará que voltemos atrás! Confiamos no futuro e em nosso povo”, defendeu emocionado o velho socialista.

Zarattini disse ainda que o Brasil há de se tornar uma sociedade socialista, construída com caminho próprio, o caminho brasileiro, “como era o ideal de Câmara Ferreira”. Por fim, defendeu a memória do homenageado como a de um verdadeiro herói: “Ele era daqueles que tomavam o trem no início da viagem e não descia na próxima estação. Tomou o trem da luta revolucionária e foi até o fim da linha. Câmara Ferreira era um dos imprescindíveis que Brecht descreve em seu poema”.

Ricardo Zarattini, engenheiro civil e ex-deputado, foi suplente na chapa de Netinho de Paula ao Senado e permanece na luta em defesa do socialismo no Brasil. A sessão foi iniciada com o Hino Nacional Brasileiro e finalizada com A Internacional.

Joaquim Câmara Ferreira, o Comandante Toledo

A sessão solene desta quinta-feira (14) deu início aos eventos que marcarão o transcurso do 40º aniversário da morte, aos 57 anos de idade, do jornalista e revolucionário Joaquim Câmara Ferreira, que militou no Partido Comunista Brasileiro entre 1933 e 1967 (tendo sido barbaramente torturado durante o Estado Novo), para terminar seus dias como dirigente máximo da ALN, no ano seguinte ao assassinato de Carlos Marighella, de quem foi o braço direito.

Serviço:

Visita ao túmulo do Comandante Toledo
Data: 22 de Outubro, às 15 horas
Local: Cemitério da Consolação (Rua da Consolação nº 1660 • Qura Q 63)

46ª Caravana da Anistia – Sessão especial de apreciação do requerimento de Anistia de Joaquim Câmara Ferreira
Data: 23 de Outubro, às 14 horas
Local: Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 – Luz)
Sábado Resistente – Debate: A trajetória do revolucionário Joaquim Câmara Ferreira, com José Luiz Del Roio, Guiomar Lopes,Luiz Henrique de Castro Silva e Denise Fraenkel-Kose, filha de Joaquim Câmara Ferreira.
Lançamento do livro “O Revolucionário da Convicção: vida e obra
de Joaquim Câmara Ferreira”, de Luiz Henrique de Castro Silva

De São Paulo, Luana Bonone