Trabalhadores do Porto de Cabedelo conquistam 7% de reajuste

Os trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo conquistaram 7% de reajuste salarial em cima da taxa de produção e salário, a partir do dia 13 de outubro de 2010.

Trabalhadores do Porto de Cabedelo conquistam 7% de reajuste - Arquivo CTB

A mobilização teve início no Porto logo pela manhã dia 13 de outubro, com faixas e bandeiras da CTB, enquanto os presidentes dos sindicatos de Estivadores, Arrumadores, Conferentes, Cargas e Descargas, Blocos e Vigias, além da Intersindical e da CTB, estavam negociando com sindicato patronal.
A proposta inicial dos sindicatos era de 15%, mas o sindicato patronal inicialmente apresentou uma contraproposta de 4,65%, apenas a inflação, onde não foi aceita pela categoria, tendo sido retomada a negociação e melhorado a proposta para 6,65% que foi apresentada mais uma vez a categoria, não sendo aceita, tendo sido apresentada a terceira proposta de 7% (sete por cento) em seguida, sendo aprovada por todos.
Além do reajuste salarial foram mantidas as cláusulas sociais e firmado o compromisso para 2011, que caso não se tenha chegado a uma negociação até o dia 1º de setembro, o sindicato patronal, garantirá um reajuste de 7% já a partir deste mês, até fechar completamente a proposta de aumento apresentada pelas entidades sindicais.
Foram discutidas ainda as condições de trabalho, a perda salarial de 62% no decorrer de 10 anos e que a partir de 2011, a classe começará a se mobilizar logo no mês de julho, pois este ano tiveram inicio as negociações no mês de agosto, atrapalhando um pouco as negociações salariais.
Para o Presidente da Intersindical e do Sindicato dos Conferentes, Ricardo Taboza foi um avanço essa proposta se comparar com os anos anteriores, mas ainda está muito aquém das reivindicações da categoria, que almejava um reajuste maior, mas foi o possível e que daqui em diante irá intensificar o trabalho de conscientização da classe, com cursos de formação sindical, comparativo de salários entre os portos do nordeste, dentre outros.
Os presidentes dos Sindicatos dos Estivadores, José Valentim Moura, dos Arrumadores, Ademar dos Santos Oliveira, dos Conferentes, Ricardo Taboza, dos Blocos e Vigias, José Soares de Sousa, agradeceram o apoio dado pela CTB/PB, na mobilização e no processo de negociação com os empresários.
O Presidente da Companhia Docas da Paraíba e Administrador do Porto de Cabedelo, Dr. Wagner Breckenfeld, intermediou as negociações junto aos sindicatos de trabalhadores e o sindicato patronal, visando sair um acordo, que satisfizesse ambas as partes.
A CTB esteve presente desde o primeiro momento com o seu presidente José Gonçalves e o Diretor Jurídico da central no Estado, Marcos Santos, orientando e dando total apoio na campanha salarial dos trabalhadores portuários.
Para o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, foi a primeira vitória dos trabalhadores através de seus sindicatos, depois que se filiaram a Central. “A CTB entende que deve está presente na base, junto aos trabalhadores e todos os compromissos assumidos no dia da filiação dos sindicatos, estamos cumprindo um a um e a maior prova é nossa presença nessa luta, lutando junto com vocês para conseguirmos o melhor para a categoria.” Disse o sindicalista.