No Amapá, PCdoB declara apoio a Camilo Capiberibe para o 2º turno
Em ato político de apoio à candidatura do deputado estadual Camilo Capiberibe, do PSB, no Hotel Macapá, o Partido Comunista do Brasil do Amapá reuniu mais de 300 militantes e amigos num grande momento de reencontro de velhos aliados de outras épocas.
Publicado 16/10/2010 16:27
Luiz Pingarilho, presidente estadual do partido, em seu discurso falou que “o PCdoB levou em consideração a sintonia programática do candidato com o que pensa o partido”. Também disse que foi levada em consideração a necessidade de “reaglutinar as forças de esquerda para enfrentar a grave crise moral e administrativa que afeta o estado (leia nota do PCdoB abaixo).
O PCdoB colocou ainda sugestões programáticas para diversas áreas sociais, especialmente a criação da Secretaria de Habitação, e de um Conselho Político composto por partidos políticos.
O ato foi muito prestigiado por várias lideranças políticas e dos movimentos sociais, entre elas, o próprio candidato ao governo, Camilo Capiberibe, o senador eleito João Capiberibe (ex-governador do estado), a deputada federal Janete Capiberibe, o deputado estadual Joel Banha (PT), Manoel Brasil (PRB), Valdeco (PPS) e a deputada estadual Cristina Almeida (PSB); o vereador de Macapá Washington Picanço (PSB) e vários vereadores do interior do estado. Também compareceram lideranças dos seguintes partidos políticos: PT, PPS, PR, PRB, PV, PHS, PMN e PSDB.
O movimento Social estava representado por Joelma Bandeira (CTB), Aldenora Gonzalez (Conan), Denise Passinho (UBM) e o jovem Patrique Lima (UJS). Presidentes municipais do PCdoB de diversos municípios também prestigiaram o evento.
Vanderlei Gomes da Silva, integrante da Comissão Nacional do Meio Ambiente do Comitê Central do PCdoB, disse: “o que vejo aqui é um momento histórico da luta popular no Amapá. É um reencontro de velhos lutadores que buscam a unidade das forças de esquerdas para construir o progresso do estado e avançar na democracia”.
Camilo Capiberibe agradeceu o apoio do PCdoB e declarou que “agora está recomposto o campo das esquerdas no estado e aberto o caminho para a vitória e a construção de um novo Amapá, com um governo que terá a participação de amplas forças democráticas e populares”. Disse ainda que “o PCdoB é um partido admirável, com uma militância aguerrida que faz a diferença”.
Também se juntaram a essa candidatura o senador Papaléo Paes (PSDB), as deputadas federais Dalva Figueiredo (PT) e Fátima Pelaes (PMDB); o deputado estadual Jorge Salomão (DEM) e as deputadas estaduais Meire Serrão (PTdoB) e Sandra Ohana (PP). Além destes, Camilo também conta com o apoio de três prefeitos do interior e dezenas de vereadores de todo o Estado.
Acompanhe a seguir a nota emitida pela direção estadual do PCdoB sobre a decisão de apoiar Capiberibe.
“Há compromissos e compromissos (…), o compromisso que é capitulação diante da hegemonia do adversário, renúncia da própria autonomia política, e o compromisso que se tornou indispensável em função do nível das forças em luta, a fim de preservar as próprias fileiras e conseguir avançar, apoiando-se nas forças possíveis de serem unidas”. V.I. Lênin
A nova quadra política resultante do primeiro turno das eleições 2010 no Brasil e no Amapá apresenta o desafio de construir um efetivo e novo projeto de desenvolvimento para aprofundar a democracia, promover a justiça social, aumentar a geração de emprego e distribuição de renda.
Retirar o Amapá do atraso econômico e social em que se encontra exige aglutinar amplas forças políticas e sociais comprometidas com os trabalhadores e trabalhadoras na construção de um caminho que aponte um rumo novo para o Estado.
É hora de forjar, no curso da luta, uma ampla aliança, democrática, popular e progressista que impulsione as mudanças para que o Amapá se torne um Estado economicamente desenvolvido, socialmente justo, forte e influente no país.
Neste sentido a Comissão Política Estadual do PCdoB, após profundo, intenso e extenso debate, definiu seu posicionamento político eleitoral neste segundo turno da eleição ao Governo do Estado do Amapá em apoiar a candidatura de Camilo Capiberibe (PSB/PT), por entender que esta representa objetivamente o sentimento de mudança expresso no seu Programa de Governo avançado e realizável.
O Partido Comunista do Brasil chama todos seus dirigentes, militantes, filiados e amigos, lutadores e lutadoras dos movimentos sociais e populares a fazer uma campanha vigorosa fortalecendo a Frente Popular, garantindo em 31 de outubro nas urnas a vitória do povo amapaense.
Macapá-AP, 13 de outubro de 2010
Comissão Política Estadual do PCdoB