Campanha de Dilma no Ceará lança programa de saúde

A campanha da candidata a presidente Dilma Rousseff no Ceará realizará neste sábado (23/10), às 9h, plenária com profissionais, secretários municipais, gestores e trabalhadores da saúde para o lançamento do programa de governo da candidata para a saúde.

Estão confirmadas as presenças do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ex-ministro Humberto Costa (PT), eleito senador por Pernambuco, da farmacêutica e senadora eleita pelo Amazonas Vanessa Grazziotin (PCdoB), do senador Inácio Arruda (PCdoB), dos senadores eleitos Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que integrou a comissão que elaborou o programa, e do coordenador da campanha de Dilma no Ceará, o governador Cid Gomes.

Classificado como "uma política em defesa da vida", o programa de Dilma para a saúde terá lançamento em plenária que será realizada no mesmo endereço em que funcionou o comitê da campanha de reeleição do governador Cid Gomes, na Avenida Sebastião de Abreu, 180, Cocó. Na segunda-feira (18/10), as propostas foram lançadas nacionalmente durante uma comemoração pelo Dia do Médico na Associação Atlética do Banco do Brasil, na Lagoa, zona sul do Rio.

O programa prevê a implantação da Rede Cegonha, que consiste no acompanhamento de mulheres grávidas e cria um sistema de transportes para gestantes de alto risco. A proposta também enfatiza a prevenção (centrada no reforço da vigilância sanitária e de campanhas de vacinação), o combate ao fumo e ao consumo de álcool, e a inovação tecnológica (com o investimento e o fortalecimento de centros de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz).

Com o objetivo de melhorar o atendimento de emergência no País e reduzir o tempo de espera, o programa de Dilma prevê a construção de 500 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O programa mostra dados sobre a mortalidade infantil em 2002 e 2007, apontando uma redução no índice de mortes de crianças no governo Lula, em comparação com a gestão de Fernando Henrique Cardoso. No documento, a melhora é atribuída ao "crescimento econômico", à "implementação de políticas sociais" e ao "aumento do acesso a esgoto e água tratada".

Dilma propõe criar incentivos para levar profissionais médicos a municípios onde há carência de pessoal, além de "aprofundar políticas para combater a precarização do trabalho em saúde". O financiamento para a ampliação do sistema público de saúde, segundo o programa, seria possível a partir da regulamentação da Emenda 29, que vincula os investimentos do setor à receita da União.

Serviço

Lançamento do Programa de Saúde de Dilma no Ceará

Data: Sábado (23/10)
Hora: a partir das 9h
Local: Comitê Central Dilma Rousseff (Av. Sebastião de Abreu, Cocó)

Fonte: Coordenação da Campanha Dilma no Ceará