Sem categoria

Em visita, Chávez reafirma solidariedade ao Irã

O presidente venezuelano Hugo Chávez encontra-se em Teerã, onde em reuniões de trabalho com o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, fará o balanço das fraternais relações entre ambos os países. Logo na chegada Chávez se declarou solidário com o país persa.

Em sua chegada a Teerã, como parte de um giro internacional pela Europa e Ásia, o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, ratificou sua plena solidariedade com a República Islâmica do Irã diante das pretensões imperialistas de impedir que a nação persa desenvolva a energia nuclear com fins pacíficos.

“Vamos avaliar a situação geopolítica mundial e sobretudo as tensões que o imperialismo continua provocando nesta região e as sanções (do Conselho de Segurança da ONU) que tem aplicado contra o povo do Irã. Nossa solidariedade com a Revolução Islâmica. É necessário respeitar a soberania do Irã”, disse Chávez no marco de sua nona visita oficial ao país, onde passará em revista os diversos convênios e acordos estabelecidos entre ambos os países em beneficio do desenvolvimento.

Chávez disse que os ataques de alguns meios de comunicação da direita nacional e internacional contra o direito soberano da Venezuela de construir, com apoio da Rússia, uma central nuclear, “é o mesmo conto, a mesma história do império e todas as suas redes mundiais" para tratar de impedir a independência de nossos povos.

“Nesse caminho que escolhemos ratificamos nossa solidariedade com o povo do Irã”, disse, em referência às sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ao Irã para forçá-lo a abandonar seu projeto de energia nuclear com fins pacíficos.

O presidente Chávez tem na agenda reunião com seu homólogo iraniano, Mahmud Ahmadinejad, encontro que servirá para que ambos os mandatários examinem o desenvolvimento do trabalho empreendido entre ambas as nações durante cinco anos através dos diversos convênios e acordos assinados.

Chávez e Ahmadinejad examinarão também o desenvolvimentro de novos projetos em áreas como a tecnológica, a energética e a comercial.

“Os mecanismos de cooperação entre a Venezuela e o Irã já têm vida própria. As relações entre a Venezuela e o Irã são sólidas e muito profundas”, destacou em um contato telefônico com o canal Venezuelana de Televisão.

Igualmente, destacou que o giro internacional por vários países da Europa e da Ásia responde à necessidade de construir um mundo multipolar.

“Tal como disse (Simón) Bolívar: É preciso criar o equilibrio do universo no mundo multipolar”, destacou.

Em seu giro internacional, o presidente Venezuelano esteve na Rússia, Belarus e Ucrânia. Continuará por Síria, Líbia, Argélia e Portugal, países com os quais firmará acordos econômicos e de cooperação.

Fonte: Agência Venezuelana de Notícias