ADURN fará debates com candidatas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está sob o clima das eleições para a escolha da futura reitora. E para dar oportunidade à comunidade universitária de conhecer as propostas das candidatas, a Associação dos Docentes da UFRN (Adurn) vai realizar três debates. O primeiro deles será no dia 26 de outubro, no município de Caicó.

No dia 28 de outubro, a discussão será no auditório da Escola de Música do campus central da UFRN. O último encontro será no dia 04 de novembro no auditório de Farmácia do Hospital Onofre Lopes.

As discussões serão mediadas pelo jornalista Osair Vasconcelos, que abordará temas que fazem parte do cotidiano da UFRN, entre eles estão os cursos de graduação e pós e o papel da universidade junto à sociedade. As duas chapas inscritas para o pleito da UFRN são: ‘Novas Conquistas’ formada pelas professoras Ângela Paiva Cruz e Fátima Ximenes e a ‘Novo Olhar para a UFRN’, com os professores Arlete Araújo e Manoel Lucas. Pela primeira vez, nos 52 anos de história universidade, uma mulher assumirá o mais alto posto de comando da instituição.

Segundo o presidente da Adurn, João Bosco, as duas candidatas são bastante qualificadas e apresentam uma história longa de compromisso com a UFRN, além de experiência administrativa. “A nova reitora terá muitos desafios, o primeiro é consolidar a agenda de expansão da universidade que está em curso. Nós últimos anos, a UFRN ampliou o número de alunos, de cursos de graduação e pós, o número de bolsas e professores. E além de consolidar esse crescimento, será necessário continuar ampliando o futuro”, disse João Bosco.

Ainda de acordo com ele, a nova reitora terá um papel não só de continuar o bom relacionamento com outros órgãos e setores, mas também deverá ter a capacidade de governança corporativa no interior da instituição.

A escolhida pela comunidade universitária terá o desafio de administrar uma instituição com um orçamento de R$ 1 bilhão. Para os próximos anos, de acordo com o atual reitor, Ivonildo Rego, haverá uma série de obras a ser inauguradas. O campus do Cérebro, na Escola de Jundiaí, em Macaíba, é um exemplo. Trata-se de um projeto em parceria com o Instituto Internacional de Neurociências com previsão para ser finalizado em 2011.

A perspectiva da UFRN, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional, é atingir o número de 43.375 alunos até 2014. Hoje são 33.916 estudantes matriculados. A eleição para a reitoria da UFRN será realizada no dia 20 de novembro e caso seja necessário um segundo turno haverá uma nova consulta no dia 24 de novembro.
 

Com informações da ADURN e Jornal Tribuna do Norte