ADURN fará debates com candidatas
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está sob o clima das eleições para a escolha da futura reitora. E para dar oportunidade à comunidade universitária de conhecer as propostas das candidatas, a Associação dos Docentes da UFRN (Adurn) vai realizar três debates. O primeiro deles será no dia 26 de outubro, no município de Caicó.
Publicado 21/10/2010 18:06 | Editado 04/03/2020 17:08
As discussões serão mediadas pelo jornalista Osair Vasconcelos, que abordará temas que fazem parte do cotidiano da UFRN, entre eles estão os cursos de graduação e pós e o papel da universidade junto à sociedade. As duas chapas inscritas para o pleito da UFRN são: ‘Novas Conquistas’ formada pelas professoras Ângela Paiva Cruz e Fátima Ximenes e a ‘Novo Olhar para a UFRN’, com os professores Arlete Araújo e Manoel Lucas. Pela primeira vez, nos 52 anos de história universidade, uma mulher assumirá o mais alto posto de comando da instituição.
Segundo o presidente da Adurn, João Bosco, as duas candidatas são bastante qualificadas e apresentam uma história longa de compromisso com a UFRN, além de experiência administrativa. “A nova reitora terá muitos desafios, o primeiro é consolidar a agenda de expansão da universidade que está em curso. Nós últimos anos, a UFRN ampliou o número de alunos, de cursos de graduação e pós, o número de bolsas e professores. E além de consolidar esse crescimento, será necessário continuar ampliando o futuro”, disse João Bosco.
Ainda de acordo com ele, a nova reitora terá um papel não só de continuar o bom relacionamento com outros órgãos e setores, mas também deverá ter a capacidade de governança corporativa no interior da instituição.
A escolhida pela comunidade universitária terá o desafio de administrar uma instituição com um orçamento de R$ 1 bilhão. Para os próximos anos, de acordo com o atual reitor, Ivonildo Rego, haverá uma série de obras a ser inauguradas. O campus do Cérebro, na Escola de Jundiaí, em Macaíba, é um exemplo. Trata-se de um projeto em parceria com o Instituto Internacional de Neurociências com previsão para ser finalizado em 2011.
A perspectiva da UFRN, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional, é atingir o número de 43.375 alunos até 2014. Hoje são 33.916 estudantes matriculados. A eleição para a reitoria da UFRN será realizada no dia 20 de novembro e caso seja necessário um segundo turno haverá uma nova consulta no dia 24 de novembro.