Sem categoria

Venezuela e Siria fortalecem comércio com visita de Chávez 

Venezuela e Siria fortalecem suas relações comerciais com a terceira visita de Hugo Chávez a Damasco, onde terá um encontro com o presidente Bashar al-Assad.

Os dois líderes debateram os acordos considerados estratégicos, incluindo a construção de uma refinaria em Homs (sul da Síria) para processar 140 mil barris de petróleo. Eles também discutiram o estabelecimento de uma empresa mista responsável por produzir e comercializar azeite de oliva.

Na agenda de Chávez e al-Assad, também está a assinatura de pelo menos quatro instrumentos de cooperação nos setores aduaneiros e de transporte, vitais para reforçar os laços econômicos.

De acordo com o embaixador venezuelano, Imad Saab, outro tema importante tem a ver com a incorporação da Siria como país observador na Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Junto ao desenvolvimento dos vínculos comerciais, os estadistas analisaram o contexto internacional e la necessidade de avançar para o multilateralismo. Um dia antes, a poucos minutos após sua chegada ao Aeroporto Internacional de Damasco, Chávez destacou a importância da construção de um mundo multipolar.

Este objetivo marcou o giro que o levou antes à Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e Irã. Depois da Síria, o mandatário venezuelano visitará Líbia, Argélia e Portugal.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone