Reunião formaliza apoio de lideranças do PV baiano a Dilma

Em encontro realizado nesta segunda-feira (25/10), no Hotel Fiesta, em Salvador, as principais lideranças do PV baiano formalizaram apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) e adesão às atividades de campanha até o sábado (30), véspera da eleição. A reunião contou com a presença de representantes dos partidos da coligação “Pra Bahia seguir em frente”, que reelegeu Wagner governador (PT), Lídice (PSB) e Pinheiro (PT) senadores, e uma ampla bancada de deputados federais e estaduais no 1º turno.

“Esse apoio significa um reforço importantíssimo, porque o PV aglutinou uma votação expressiva no estado e, como se observa, grande parte dos seus militantes e do seu diretório estadual apoiando Dilma significa um reforço muito grande para que a eleição seja consolidada com uma votação expressiva”, afirmou o deputado estadual reeleito, Álvaro Gomes, que representou o PCdoB no encontro.

Dos 17 diretores do PV na Bahia, 12 oficializaram apoio a Dilma, incluindo o presidente da legenda, Ivanilson Gomes. Quatro optaram por seguir a diretriz nacional e se mantiveram neutros, enquanto apenas Bassuma (PV), candidato derrotado ao governo do estado, na quarta colocação com 3,95% dos votos, declarou apoiar José Serra (PSDB). Entre os filiados do partido que votam em Dilma, está também o ministro da Cultura, Juca Ferreira; além de prefeitos, vices, vereadores e deputados.

A assimilação da candidata do PT a pontos tidos como fundamentais da Carta de Princípios Programáticos do PV foi decisiva na tomada do apoio. Entre os pontos adotados no seu programa de governo estão a redução substancial do desmatamento da Floresta Amazônica e a discussão sobre novo Código Florestal.

“É muito importante reforçar o acesso aos pontos de Marina Silva no primeiro turno. Na Bahia, foram 700 mil votos para a candidata do PV, então esse apoio representa o fortalecimento da campanha de Dilma e facilita o crescimento da candidatura dentro dessa margem de votos”, observou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida.

De Salvador,
Camila Jasmin