Dirigentes do PV formalizam apoio a Dilma na Bahia

Uma reunião realizada na tarde de quinta-feira (21/10), entre os presidentes estaduais do PT, Jonas Paulo, e do PV, Ivanilson Gomes, marcou a adesão dos verdes baianos à candidatura de Dilma Rousseff (PT) no estado. Na próxima segunda (25), haverá um ato para formalização da participação política do partido na campanha, com a presença de integrantes da direção executiva, prefeitos, vices, vereadores e deputados estaduais eleitos, às 10h, no Hotel Fiesta, em Salvador.

“Essa é uma decisão dos dirigentes, e não do partido enquanto instituição. A direção nacional, de fato, tomou posição de neutralidade, mas liberou seus filiados para optarem por qualquer candidatura que achassem conveniente. A história do Partido Verde e dos seus militantes é muito próxima a do PT, PCdoB e PSB; partidos que sempre marcharam juntos em todas as eleições. Então, ficaria estranho, para nós, apoiar Serra”, explica Ivanilson Gomes.

Outro fator preponderante, segundo ele, foi uma carta enviada nacionalmente aos dois candidatos, contendo os princípios programáticos do partido. “Dilma foi mais consistente e mais convergente com as nossas idéias”, afirma Gomes. A expectativa é que o ato reúna em torno de 50 lideranças do PV em todo estado.

A decisão foi recebida com satisfação pela direção do PT baiano que, em nota à imprensa, elogiou a postura do PV na condução do processo político. “A participação do PV contribui para que possamos construir uma síntese política importante, fortalecendo as questões ambientais, a luta pela ampliação dos direitos e da cidadania; elementos importantes do nosso projeto libertário”, diz a nota assinada por Jonas Paulo.

De Salvador,
Camila Jasmin