Expectativa grande em Conquista para a chegada de Dilma

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, amanheceu tingida de vermelho para receber a presidenciável Dilma Rousseff (PT), que fará comício no início da noite desta terça-feira (27/10). A chegada da candidata está prevista para as 18h30, quando irá se juntar ao governador reeleito, Jaques Wagner (PT), e ao seu vice, Otto Alencar (PP), além dos senadores eleitos, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), para ato político na Praça Barão do Rio Branco.

“A mobilização está forte; tem muitos carros com propaganda de Dilma nas ruas, muitas bandeiras e o povo está eufórico para conhecer a candidata. Acredito que vai ser um ato para mais de 10 mil pessoas”, aposta o vereador de Conquista, Jean Fabrício (PCdoB), recém-eleito para a Assembleia Legislativa do Estado. Também estarão presentes deputados estaduais e federais dos partidos aliados, prefeitos da região, militantes e lideranças do movimento social.

Antes do ato, Wagner segue em carreta pró-Dilma, acompanhado de comitiva, por volta das 16h30. O governador desembarca no aeroporto de Conquista às 15h.

A expectativa é de virada na cidade que, ao lado de Presidente Tancredo Neves, foram as únicas, em toda Bahia, onde José Serra (PSDB) alcançou votação superior a Dilma no primeiro turno. A coordenação da campanha lembra que o próprio Lula (PT) foi derrotado por Serra também em Conquista, no primeiro turno das eleições de 2002, para depois vencer com folga e se tornar Presidente da República pela primeira vez.

“Vitória da Conquista tem um papel de metrópole regional no sudoeste. É a terceira cidade do estado, então é realmente importante reverter o quadro eleitoral lá”, avalia o deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB), eleito para a Câmara Federal no último dia 3.

De Salvador,
Camila Jasmin