Orquestra homenageia Alberto Nepomuceno em dois concertos
Regência, solistas, repertório. Tudo pensado e preparado para oferecer uma grande homenagem ao compositor fortalezense que introduziu a matiz brasileira na música de concerto, conquistando mentes e corações pelo mundo.
Publicado 26/10/2010 10:30 | Editado 04/03/2020 16:32
Dia 16 de outubro de 2010 completaram-se 90 anos de morte do maestro Alberto Nepomucendo. O fortalezense, que ganhou o mundo com talento e ousadia, recebe homenagem da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, em dois concertos especiais neste mês, com a presença de grandes nomes da música de concerto brasileira, com atuação e reconhecimento internacionais.
Na próxima quarta-feira, 27, a apresentação acontece na edição de outubro do Concerto Universitário, às 9h30, no auditório da Universidade Estadual do Ceará. Do dia seguinte, 28, às 19h, o Palco Principal do Theatro José de Alencar acolhe a homenagem a Alberto Nepomuceno, na edição do Concerto Solidário. Ambas as apresentações são abertas ao público, reafirmando o propósito de disseminar a arte e formar plateia para a música de concerto no Ceará.
A regência está a cargo do maestro convidado Paulo de Tarso, que assume a Orcec pela segunda vez. O concerto contará ainda com a participação especial do Quarteto Cearense na abertura, este que é um grupo de câmara vinculado à Orquestra Eleazar de Carvalho, além da presença marcante de dois solistas: o tenor Franklin Dantas e o violoncelista Fernando Lage, ambos naturais de Fortaleza.
No repertório do concerto estão peças consagradas de Alberto Nepomuceno, como por exemplo Romance e Tarantella, compostas em 1908 no Rio de Janeiro.“Tratam-se de duas belíssimas peças de estilo romântico, maravilhosamente bem escritas para o violoncelo, de caráter melódico e brilhante, respectivamente. Elas serão interpretadas em versão para violoncelo solista e orquestra decordas”, destacou Fernando Lage.
Também está no programa um arranjo feito especialmente em Homenagem Alberto Nepomuceno, de autoria de Paulo Leniuson, violinista da Orcec. A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por Secretaria da Cultura (Secult).
Fonte: Assessoria de imprensa da Secult