Teresina recebe mais uma edição do Projeto Eu Faço Cultura
Entre os dias 3 e 6 de novembro, Teresina recebe a temporada 2010 do maior projeto cultural do Brasil incentivado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Zeca Baleiro encerra as atividades da semana cultural com grande show no dia 6/11.
Publicado 26/10/2010 12:12 | Editado 04/03/2020 17:01
Após três anos de sucesso consecutivos (2007, 2008 e 2009), o Eu Faço Cultura voltou este ano a circular pelo Brasil com o slogan “Um espetáculo de cultura e sustentabilidade”. Por onde passa, a iniciativa promove oficinas gratuitas, ações de responsabilidade ambiental e shows com grandes artistas. Os músicos convidados fazem os shows de encerramento das atividades culturais do Eu Faço Cultura em cada uma das 39 cidades contempladas. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) incentivou a execução do quarto ano do projeto.
Pela primeira vez, o Eu Faço Cultura encampa ações sociais e vai receber alimentos que serão doados para o Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino (CINCARE). Aqueles que quiserem contribuir poderão entregar alimentos não perecíveis na entrada do show de encerramento. Outra inovação do EFC 2010 são as ações ambientais. Uma cooperativa de catadores vai separar, para reciclagem, o lixo produzido no show por categoria. Os artistas também serão convidados a realizar o plantio de uma muda de árvore para simbolizar a neutralização das emissões de carbono geradas pelo projeto.
O Eu Faço Cultura é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE) que, por meio do Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC), mobilizou, nos três primeiros anos, milhares de empregados da instituição. Os colaboradores, empregados ativos e inativos, são, há quatro anos, um dos maiores incentivadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF devido ao projeto por meio da Lei Rouanet (8313/1991). A união dos empregados da CAIXA mobilizou para 2010 mais de 10 mil empregados da Caixa que, juntos, arrecadaram mais de R$ 2,5 milhões que estão sendo investidos na execução do projeto ao longo deste ano.
O grande volume de participação de pessoas físicas no Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA motivou o apoio das empresas parceiras CAIXA SEGUROS e Pan Americano, que também utilizando a Lei Rouanet, tornaram-se incentivadoras do Eu Faço Cultura como pessoa jurídica.