Bom humor dá o tom das eleições do Ceará

Além de carregar a marca de um povo lutador, a molecagem do cearense de fazer piada com tudo também já virou característica marcante. Renato Aragão, Chico Anysio, Tom Cavalcante e até Tiririca, o deputado federal mais bem votado do país, arrancam risos por onde passam. Mas o dom de fazer piada não está só nos artistas reconhecidos pela mídia. No fundo, cada cearense tem lá seu dom de fazer rir.

Manifestação "pega o beco, galeguim"

Neste clima, as campanhas eleitorais embarcaram no humor para conquistar (e negar) votos. No primeiro turno, a juventude foi às ruas de Fortaleza para dizer “Pega o beco Galeguim”. Adesivos, panfletos e bandeiras entoavam com euforia juvenil: “Chegou a hora. Agora sim, pega o beco Galeguim”, forma como Tasso Jereissati é popularmente conhecido no Ceará.

Ao som da paródia “Cadê a nossa educação? O Galeguim comeu”, os mais diversos rostos se aglomeravam no ato que denunciou as ações do senador tucano Tasso Jereissati durante todas as gestões que ocupou, tanto no executivo, como no parlamento. O tucano foi derrotado nas urnas e alcançou apenas 23,70% dos votos.

#serraNAOmamae

No segundo turno, o bom humor volta ao centro das discussões políticas. Foi através do Twitter, popular rede social que tornou-se eficaz ferramenta de campanha, um grupo de jornalistas cearenses apoiadores de Dilma começou a postar mensagens com a hashtag #serranãomamãe quando se referiam a comentários anti-tucanos. Hashtag é uma maneira de que outros usuários encontrem informações sobre uma palavra-chave, mesmo que eles não sejam seguidores.

Por ser uma ferramenta de grande alcance, a brincadeira dos formadores de opinião tornou-se ainda mais popular. “Começamos com um grupo de amigos. Nossa intenção era fazer algo bem humorado, marca do cearense. Além disso, aproveitamos para pegar carona na popularidade de Tiririca, o deputado federal mais votado do país”, recorda Maurício Lima, um dos responsáveis pela criação do sucesso virtual da campanha. A brincadeira adaptou um trecho de “Zezinho”, uma das músicas de maior destaque do humorista cearense. O jornalista afirma ainda que, a intenção era fazer algo inovador, que não ficasse restrito apenas ao apoio a Dilma mas também afirmasse a negação ao candidato tucano.

A campanha virtual #serranãomamãe saiu da internet e tomou as ruas da capital cearense. O ápice do movimento aconteceu nesta terça-feira (26/10), com a visita de Dilma a Fortaleza. Além de simpatizantes, lideranças políticas locais também aderiram à campanha. Na Praça do Ferreira, local onde Dilma foi recepcionada em Fortaleza, milhares de pessoas entoaram com vigor o slogan da campanha.

Este foi o passo para o movimento cruzar os limites do estado e ganhar o país. Sites e blogs de tyodo o Brasil destacaram a iniciativa dos cearenses bem humorados. Parafraseando o compositor Carlos Barroso na canção interpretada pelo também cearense Fagner, “no Ceará é assim”.

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De Fortaleza,
Carolina Campos