Sem categoria

No seu aniversário, Lula se despede e militância se mobiliza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comemorou seus 65 anos nesta quarta-feira (27), foi presenteado com três bolos de aniversário em Santa Catarina, foi recebido com mais festas em Brasília e em todo o país a militância fez mobilizações pedindo voto em Dilma como presente para Lula.

- Celso Junior/AE

O presidente Lula esteve em Santa Catarina para inauguração das obras de recuperação de um dos berços do Porto de Itajaí. Bastante emocionado, Lula afirmou ter sido o último discurso como presidente no estado. Ao final da cerimônia, Lula ganhou um bolo de sua filha, Lurian Cordeiro da Silva, e sua neta Beatriz. O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) também fizeram questão de levar mais dois bolos à solenidade. Ao posar para fotógrafos, diante de um deles, inverteu as velas com a sua idade, fingindo ter feito 56 anos e não 65.

Bem humorado, Lula inverteu as velas do bolo, fingindo ter feito 56 anos e não 65

A cerimônia reuniu cerca de 400 pessoas e foi marcada pelo tom de despedida do presidente. Lula fez um balanço de suas ações em oito anos de mandato destacou o caráter popular de seu governo: "provei, acima de tudo, que uma pessoa sem estudo, do povo, pode se transformar em um grande presidente. A elite nunca investiu em educação pois queria que fossemos peões por toda a vida. Mas a política é feita de inteligência. Se ela fosse destinada somente aos letrados, teríamos como presidente um analista político e não um torneiro mecânico", afirmou.

Lula retornou a Brasília à tarde, onde as homenagens continuaram. Em cerimônia no Palácio do Planalto, com ministros e funcionários, ele se emocionou ao comentar seu último aniversário como presidente. Foi também no dia 27 de outubro que Lula venceu Serra, nas eleições presidenciais de 2002. Em frente ao Palácio da Alvorada, militantes de partidos apoiadores de Lula e movimentos sociais organizaram uma festa para comemorar o aniversário do presidente Lula. Estiveram presentes mais de 700 militantes que receberam Lula com o canto: "Lula, seu presente é Dilma presidente".

Despedida

Em seu discurso, o presidente novamente fez um balanço positivo dos oito anos de governo: "deixo a presidência com a convicção de que nós não fizemos tudo que nós queríamos fazer, mas nós fizemos muito mais do que todos aqueles que governaram antes de nós", disse.

Lula colocou como exemplo as mudanças na relação do País perante o FMI. "Está provado que nós construímos um novo patamar, um novo paradigma. O Brasil não aceita mais ordens do FMI".

Mais tarde, participou de um jantar organizado não pelo Palácio, mas pela primeira-dama, Marisa Letícia. Dilma chegou ao jantar por volta das 21h30.

Lula e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, não se encontraram publicamente durante o dia para não desobedecer a lei, que proíbe atos de campanha em compromissos do presidente da República. Dilma se reuniu com mulheres em Brasília e pautou dedicação total da militância até o domingo.

Salto baixo

Dilma fez discurso de humildade. “Vamos colocar um salto bem baixinho e disputar de hoje até o dia 31 cada votinho”, recomendou.

Militantes de todo o país encamparam uma verdadeira campanha na internet pedindo votos em Dilma como presente a Lula. Na noite de terça-feira (26), a campanha da presidenciável divulgou a criação de uma "hashtag" (termo que agrupa comentários sobre um mesmo tema) no Twitter -#Luladay- específica para marcar a data. A campanha também criou um cartaz enviado por email com a frase: "Dê um presente ao Lula, consiga mais um voto para Dilma".

A meta de fazer o assunto ser comentado foi plenamente alcançada: a "hashtag" ocupou durante toda a quarta-feira a lista dos "trend topics" (assuntos mais comentados) do microblog.

Mobilizações

Movimentos e militância realizaram também caminhadas e panfletagens em todo o país, visto que esta quarta-feira (27) foi marcada como o Dia Nacional de Mobilização da campanha. O destaque foi do movimento de mulheres, que realizou atividades nas capitais, tendo reunido mais de 2 mil mobilizadas em São Paulo.

Leia também: Ato de mulheres pró-Dilma reúne 2 mil no centro de SP

Foto: Agência Brasil
Um dos bolos que Lula ganhou nesta quarta (27) foi ornado com o símbolo do Corinthians.

O atacante Ronaldo também fez questão de parabenizar, pelo twitter, o presidente Lula. Para congratular o presidente, o Fenômeno “quebrou uma regra”: a de não utilizar a rede social em dias de jogos, segundo ele mesmo explicou em sua mensagem: “não costumo aparecer muito no Twitter em dias de jogo. Mas faço questão de desejar os parabéns ao presidente Lula, que faz aniversário hoje”. O jogador do Corinthians ainda desejou felicidades a Lula e a sua família.

No Rio, a homenagem ao presidente Lula ocorreu no Largo da Carioca, no Centro, em clima de campanha eleitoral. O evento reuniu centenas de pessoas, entre os quais o presidente regional do PT, Luiz Sérgio e contou com um bolo de 1,5 metro de comprimento. “Brinquei dizendo que o bolo estava com energético, para motivar a militância a atuar sem relaxar até o fim da campanha. Com certeza, a vitória da Dilma nas urnas é um presente para Lula”, afirmou Luiz Sérgio.

 

Da redação, Luana Bonone, com agências