Sem categoria

Mulheres pernambucanas realizam ato de apoio a Dilma

Mais de 250 mulheres participaram nesta terça-feira (26) de um ato de apoio à candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, entre elas a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a vice-presidente nacional do PCdoB e deputada federal eleita, Luciana Santos, a deputada estadual reeleita Teresa Leitão (PT), a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, e a secretária da Mulher do Recife, Rejane Pereira.

Durante o evento, realizado na sede do Sindicato dos Bancários, no bairro da Boa Vista, no Recife, Luciana Santos criticou a ausência de discurso por parte da chapa adversária e defendeu a politização do debate na campanha para o segundo turno das eleições presidenciais. “Com a ausência de propostas, a oposição apela para a baixaria e a intolerância”, afirmou a vice-presidente nacional do PCdoB.

Ela lembrou que “vivemos em um país plural, com diversas manifestações de religiosidade e opção sexual”. “Somos um país onde ainda existe preconceito, mas não somos intolerantes, um país onde o Estado não deve se intrometer em questões religiosas e opções sexuais das pessoas, mas sim, cuidar das pessoas”, destacou. Com relação à polêmica sobre o aborto estimulada pela candidatura adversária, Luciana foi enfática: “É preciso que não invertamos o debate. Nós queremos, sim, salvar vidas, as vidas das mulheres”.

Sobre a necessidade de politizar o debate nas campanhas eleitorais deste ano, inclusive no segundo turno, a deputada federal comunista afirmou que politizar o debate é garantir a continuidade das grandes políticas sociais conquistadas no governo Lula. “Foi no governo Lula, por exemplo, que mais de 30 milhões de brasileiros e brasileiras superaram a linha de pobreza”, ressaltou.

Luciana conclamou ainda as mulheres a se juntarem à campanha pela eleição da presidenciável petista. “Lula não escolheu Dilma por acaso, mas sim porque ela é competente e forjada na luta e, por isso, foi chamada a coordenar os maiores programas de governo do presidente Lula, como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o Luz para Todos e o Minha Casa, Minha Vida. Por isso, temos ficar firmes na luta e não fugir do debate de ideias. Vamos vencer com democracia e verdade”, convocou.

Nilcéa

A ministra Nilcéa Freire também conclamou as mulheres a se mobilizarem em torno da eleição de Dilma. “Nesse segundo turno, quero pedir que as mulheres agreguem mais apoio a Dilma para que ela seja vitoriosa”. A ministra lembrou que “em nenhum momento nós nos colocamos na posição de emparedar a nossa candidata. Nós nos mantivemos firmes em nossas forças e valores. Nós dissemos a ela: ‘Estamos contigo para continuar as mudanças neste país’, onde nós temos de cotidianamente tomar o poder, pois existem segmentos que são totalmente dominados pelas elites, entre eles, os meios de comunicação, que neste segundo turno estão fazendo uma campanha desigual. Por isso, precisamos ampliar nossa capacidade de mobilização para fazer Dilma presidente”.

O ato das mulheres em apoio a Dilma contou também com participação de representantes de várias entidades feministas do estado, tais como o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a União Brasileira de Mulheres (UBM), a Secretaria Estadual de Mulheres do PT, a Articulação de Mulheres Brasileira, Coletivo de Mulheres do Sintepe, a Secretaria de Mulheres do PCdoB, a Secretária de Mulheres do Sindicato dos Bancários, as Mulheres Soropositivas e as mulheres do Movimento Sem Terra.

Da redação