Sem categoria

PC Francês denuncia golpe de Sarkozy para omitir derrota política

O Partido Comunista Francês denunciou na última terça-feira (26) o que chamou de "golpe de força" no Senado do país por parte do atual presidente, Nicolás Sarkozy, com o objetivo de ocultar sua derrota política ante o país, que se traduziu em protestos e greves em massa diante da imposição de suas reformas neoliberais.

"Diante da impopularidade de sua reforma, o governo optou por impor pela força a medida no Senado. Ao solicitar o recurso ao voto único, colocou brutalmente um fim ao debate parlamentar", assinalou o secretário nacional do PCF, Pierre Laurent.

O dirigente comunista francês destaca a impopularidade das reformas impostas, assinalado que é "minoritário no país, derrotado em todas as pesquisas de opinião, a direita espera desta forma sufocar o grande debate público", que tem lugar em toda a França.

"Essa última provocação não irá deter a vontade popular e só pode aumentar a mobilização", destacou Laurent.

O PCF destaca que "a legitimidade do presidente Sarkozy e de seu governo sofreu severos danos, de forma duradoura. O povo não deu carta branca a um homem para que se arrogue plenos poderes".

Finalmente, o dirigente comunista exigiu que Sarkozy dialogue com as organizações sindicais e anule o projeto aprovado pela Assembleia. "O governo deve retirar o projeto e iniciar imediatamente conversações com os sindicatos sobre novas bases", concluiu.

Fonte: Tribuna Popular