Sem categoria

 Datafolha mostra cenário de estabilidade: Dilma 55%, Serra 45%

Pesquisa Datafolha a ser divulgada na noite deste sábado (30) informa: Dilma Rousseff está dez pontos percentuais à frente de José Serra. Na conta que inclui apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e eleitores indecisos), ela soma 55% das intenções de voto. Ele, 45%.
Na contabilidade dos votos totais, Dilma soma 51%, contra 41% de Serra. Informam que votarão em branco ou anularão o voto 4% dos eleitores. Indecisos: 4%.

Em comparação com a sondagem divulgada há dois dias, a vantagem de Dilma sobre Serra oscilou de 12 para 10 pontos. Uma variação dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos –para mais ou para menos. Mas só nos votos válidos. Nos votos totais, a cenário continua o mesmo.

Em votos válidos, Dilma tinha 56%. Ou seja, oscilou um ponto para baixo. Serra dispunha de 44%. Subiu um ponto.

Em votos totais, ambos oscilaram um ponto para cima. Ela de 50% para os atuais 51%. Ele de 40% para os 41% que ostenta agora.

O leitor deve estar perguntando, se os dois subiram um ponto nos votos totais, como Dilma pode ter caído um e Serra subido um nos válidos? Simples: o número de nulos e brancos caiu um ponto, passou de 5% para 4% e, com isso, na hora de arredondar, Serra ficou um ponto acima e Dilma um pouco abaixo. Mas, na realidade, houve uma estabilidade quase total.

O contingente que ainda está indeciso permaneceu inalterado: 4%. Considerando uma hipótese impossível de que todos os indecisos votem em Serra, ainda assim o tucano não conseguiria superar a votação de Dilma.

Considerando-se esses dados, Dilma Rousseff será eleita sucessora de Lula neste domingo (31).

No seu pior cenário, Dilma disporia, no piso da margem de erro, de 53% dos votos válidos. No seu melhor quadro, no teto da margem, Serra teria 47%.

Ainda assim, a vantagem de Dilma sobre Serra seria de seis pontos percentuais. Coisa de 7 milhões de votos.

Encomendada pela Folha de S. Paulo, a pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro, com 6,5 mil entrevistados em todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 25 de outubro de 2010, sob o número 37903/2010.

CNT/Sensus: Dilma chega a 57,2% dos votos válidos; Serra tem 42,8%

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada neste sábado mostra a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, com 57,2% dos votos válidos, contra 42,8% de seu adversário, José Serra (PSDB). No levantamento anterior, divulgado no último dia 27, a candidata petista tinha 58,6% dos votos válidos contra 41,4% de Serra.

O Ibope também vai divulgar pesquisa logo mais e deve trazer Dilma com 52% dos votos totais e Serra com 40%.