Sem categoria

Unifem diz que Dilma presidente é marco histórico para mulheres

“A eleição da Senhora Dilma Rousseff como primeira Presidenta do Brasil é um marco histórico para a política e a sociedade brasileira. É a consagração da luta de gerações e gerações de mulheres brasileiras que, desde o início do século 20, lutaram para conquistar o direito ao voto e, finalmente, a condição de serem eleitas pelo voto popular à mais alta esfera do Poder Executivo”.

Essa foi a nota que a representante do Unifem Brasil e Cone Sul – parte da ONU Mulheres, Rebecca Reichmann Tavares, divulgou para parabenizar a eleição de Dilma à Presidância do Brasil.

O texto ainda manifesta desejo de “pleno êxito à primeira Presidenta do Brasil em seu mandato, para o qual o Unifem-ONU Mulheres espera contribuir, no âmbito de sua missão de promover os direitos humanos das mulheres e a conquista da igualdade de gênero.”

Para a Unifem, “a chegada das mulheres brasileiras ao poder tem sido extremamente lenta e obstaculizada pela tradicional e prevalente concentração de poder masculino.” Somente em 1950 foi eleita a primeira deputada federal brasileira; em 1990, a primeira senadora; e em 1994, a primeira governadora.

E comemora que 2010 marque “a simbólica ruptura de uma tradição secular de exclusão política”, acrescentando que “à luz do empoderamento político das mulheres – assumido há quinze anos como compromisso mundial na 4a Conferência sobre a Mulher –, o Brasil dá um passo fundamental na direção de um novo paradigma de gênero e poder, já experimentado em outras nações latino-americanas.”

De Brasília
Márcia Xavier