Vaga de Tuma no Senado ficará com o DEM

Alfredo Cotait (DEM) assume vaga de Romeu Tuma no Senado

Primeiro suplente do senador Romeu Tuma (PTB-SP), Alfredo Cotait (DEM-SP) assume na tarde desta quarta-feira (03) a vaga decorrente da morte do petebista. Tuma morreu no último dia 26 de outubro, vítima de falência múltipla de órgãos, depois de se submeter a uma cirurgia cardíaca.

O presidente do Senado, José Sarney, deverá dar posse ao novo parlamentar, que ficará na vaga até 31 de janeiro de 2011, quando se encerraria o mandato de Romeu Tuma. Na solenidade de posse, conforme previsto Regimento Interno do Senado, Cotait fará juramento nos seguintes termos:

"Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil".

Após o juramento, o senador empossado deverá providenciar uma senha para participar das votações plenárias, fazer o registro de sua impressão digital em computador e registrar sua assinatura num livro especial, destinado à conferência de assinaturas em documentos legislativos.

Para assumir a vaga no Senado, Alfredo Cotait deixa o cargo de secretário de Relações Internacionais do Município de São Paulo. À imprensa, ele disse que deseja exercer esse restante de mandato de forma a honrar a memória de Romeu Tuma.

Fonte: Agência Senado