Balé Nacional da China traz ao Brasil beleza e tradição

O Balé Nacional da China é a mais importante e tradicional companhia de dança chinesa e uma das mais prestigiadas do mundo, considerada como um dos melhores grupos de dança em atividade na atualidade. O tour pelo Brasil inclui Porto Alegre (3 e 4), Curitiba (Teatro Guaira, dias 6 e 7), São Paulo (Teatro Bradesco, de 10 a 14), Rio de Janeiro (Theatro Municipal, de 17 a 21), Brasília (Teatro Nacional, 24 e 25) e Belo Horizonte (Palácio das Artes, dias 27 e 28).

O espetáculo Lanternas Vermelhas, dirigido pelo cineasta Zhang Yimou e com coreografia de Wang Xkinpeng, destaca-se não só pelo inovador conceito de iluminação e pelas soluções cênicas, que parecem levar o espectador para dentro de uma cena de cinema, como também pelos maravilhosos figurinos e perfeição técnica dos solistas e corpo de baile.

A ação do espetáculo se desenrola nos anos 1930, a partir de uma jovem que é forçada a tornar-se a terceira esposa de um velho senhor feudal e encontra relutância nas suas duas enciumadas esposas ao se mudar para a casa da família. A história chega ao seu ápice quando um outro personagem surge na casa: o amante da terceira esposa, especialista em artes marciais, que participa do elenco da Ópera de Pequim.

O espetáculo é baseado no maior sucesso cinematográfico do cineasta Zhang Yimou, indicado para o Oscar e diretor dos filmes O Clã das Adagas Voadoras e Herói. A produção destaca-se não só pelo inovador conceito de iluminação e pelas soluções cênicas, que parecem levar o espectador para dentro de uma cena de cinema, como também pelos maravilhosos figurinos e perfeição técnica dos solistas e corpo de baile. O espetáculo tem assinatura da produtora Verinha Walflor.

Informações sobre as apresentações do Balé Nacional da China podem ser obtidas com a Dell´Arte Soluções Culturais [www.dellarte.com.br], responsável pelas apresentações do grupo no Brasil.