Sem categoria

Balé Nacional da China se apresenta pela 1ª vez no Brasil

O Balé Nacional da China, uma das mais importantes companhias de dança do mundo e a mais tradicional de seu país, vem ao Brasil pela primeira vez para uma turnê que passará por seis cidades brasileiras. O espetáculo "Lanternas Vermelhas", dirigido pelo cineasta Zhang Yimou, será apresentado em Porto Alegre (dias 3 e 4/11), Curitiba (6 e 7/11), São Paulo (10 a 14/11), Rio (17 a 21/11), Brasília (24 e 25/11) e Belo Horizonte (27 e 28/11).

Em Porto Alegre e Brasília, a companhia apresentará um programa triplo com algumas das melhores coreografias de seu repertório: “Yellow River”, um balé considerado revolucionário, que combina dança clássica e dança chinesa; o segundo ato de “Giselle” e “New Years Sacrifice Act II”.

"Lanternas Vermelhas"

A atração que o Balé Nacional da China apresenta na turnê brasileira é baseada no maior sucesso cinematográfico de Zhang Yimou –"Lanternas Vermelhas"–, que foi indicado ao Oscar. A ação do espetáculo, com música de Qigang Chen, se passa nos anos 1930. Nele, uma jovem é forçada a se tornar a terceira esposa de um velho senhor feudal.

Suas duas enciumadas esposas a recebem com relutância. O quarteto passa o tempo jogando “mahjong”, um jogo de tabuleiro, e assistindo em casa aos espetáculos da Ópera de Pequim. O senhor e suas três esposas levam o jogo ao extremo de interagirem com os atores. Em meio às performances, a terceira esposa acaba se deparando com seu amante, um especialista em artes marciais do elenco da Ópera.

Direção é do cineasta Zhang Yimou, responsável pela abertura dos Jogos Olímpicos de 2008
Mas o segredo do casal é descoberto por obra do ciúme da segunda esposa, que os denuncia ao marido. Para sua surpresa, em vez de cair em suas graças, ela só consegue enfurecer seu amo e acaba por enlouquecer. No final, a estrutura da tensa família feudal, colocada em xeque, acaba por se esfacelar em um banho de sangue.

História

O Balé Nacional da China foi fundado em 1959 e é a única companhia de dança estatal do país. Desde a sua criação, a proposta é preservar a tradição da dança chinesa e incorporar ao repertório as grandes obras do balé romântico ocidental, como nas bem-sucedidas produções de "Dom Quixote", "Romeu e Julieta" e "A Bela Adormecida".

Todos os integrantes do Balé Nacional da China são oriundos da Academia de Dança de Pequim, onde trabalham técnicas do balé clássico da Academia Vaganova, de São Petersburgo –berço dos destaques do mítico Kirov Ballet.

O diretor Zhang Yimou é o autor dos recentes sucessos do cinema "O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói” e também responde pela direção do espetáculo de abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008. Em 1988, ele ganhou o principal prêmio no Festival de Berlim; em 1992 e 1999 levou para casa o Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza; e em 1994 foi laureado com o grande prêmio do júri no Festival de Cannes.

Fonte: UOL