Sem categoria

Brasil e Venezuela debatem plano de integração

Manaus sedia, nestas terça e quarta (9 e 10), o I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas. No evento, delegações dos dois países se encontrarão para discutir os eixos fundamentais para a integração produtiva, comercial e de infraestrutura da região, que conta com imenso potencial de desenvolvimento, com destaque para o papel da indústria.

O objetivo do encontro é lançar as bases para a elaboração de um Plano para a Integração e o Desenvolvimento do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil (Orinoco-Amazonas), que será apresentado aos presidentes desses países, durante um encontro previsto para acontecer no próximo mês.

Na ocasião, os dois chefes de Estado irão discutir a intensificação, para 2011, da cooperação entre os países. Um segundo seminário, que terá como foco os temas sociais e de meio ambiente, está previsto para realizar-se posteriormente em Puerto Ordaz, na Venezuela.

A abertura do I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas acontece na terça-feira (9), às 9h, na Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Além de apresentações sobre o Norte do Brasil, o Sul da Venezuela e o Programa de Aceleração do Crescimento, o encontro contará com a realização de três mesas temáticas, onde serão discutidos Integração Produtiva; Infraestrutura e Comércio Exterior.

Estão previstas uma visita à Suframa, a consolidação dos resultados das mesas e a definição das linhas gerais para o Plano de Integração Orinoco-Amazonas e das propostas de ação.

O evento se encerra na quarta-feira (10), com a presença de autoridades e empresários dos dois países e de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério do Poder Popular da Venezuela para o Comércio, Infraestrutura, Ciência, Tecnologia e Indústria, além de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da vice-presidência do Desenvolvimento Territorial.