Sem categoria

Dilma diz que só anunciará o novo ministério no momento adequado

A presidenta eleita Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (11) que vai evitar especulações em torno das nomeações do futuro ministério. Ela não adiantou quando será feito o anúncio. À pergunta se havia convidado o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para continuar no cargo, respondeu que não tratou sobre isso durante a viagem até a Coreia do Sul, cuja duração é de mais de 24 horas.

“Não tratamos disso não. Nem tinha sentido tratar dessa questão [no voo do Brasil para a Coreia]. Vou tratar disso quando for tratar de toda a questão, de todo o ministério. Quando for anunciar, vou anunciar direitinho, não vou especular”, afirmou Dilma, que viajou com Mantega em duas etapas — de São Paulo para Frankfurt e de Frankfurt para Seul.

Bem-humorada, a presidenta eleita afirmou que não pretende antecipar medidas que tem em mente para a área econômica. “Se eu tivesse medidas, eu não diria aqui”, afirmou Dilma, dirigindo-se aos repórteres na recepção do hotel em que está hospedada.

Ela também disse seguir os princípios do ex-líder britânico Winston Churchill. “Vocês conhecem aquela do Churchill? Perguntaram se ele faria tal medida. Ele disse ‘não’. Aí, depois, ele tomou a medida — e os repórteres perguntaram: ‘Mas você disse que não iria tomar a medida’. Aí, ele respondeu: ‘Há certas medidas que não confessamos nem para nós mesmos’.”

Mídia

Sobre a proposta de regulação do setor de comunicações, Dilma disse que pretende promover debates. A ideia é defendida pelo ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Ele analisa a possibilidade de elaborar um anteprojeto a ser enviado a Dilma para que ela dê continuidade ao assunto.

“Acredito que, como qualquer processo, tem de haver uma grande discussão”, afirma Dilma. “Deixa aparecer o processo [o texto do anteprojeto] para que eu possa avaliá-lo. Não tenho conhecimento do projeto. Não tem lei. Não tem projeto ainda, não me foi entregue.”

Da Redação, com informações da Agência Brasil