Evandro Teixeira fará palestra em Natal

Nesta terça-feira, 16 de novembro, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira fará uma palestra em Natal com o tema “A Fotografia na História”. O evento acontece às 19 horas, no auditório da Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE).

Na palestra serão mostradas através de data show, imagens da Ditadura/68 no Brasil – Golpe Militar no Chile/Morte do Pablo Neruda – Canudos, entre outros.

O evento é uma promoção do blog de Canindé Soares (www.canindesoares.com), com apoio da FUNCARTE.

Evandro Texeira

De desfiles de escolas de samba aos velórios dos generais da ditadura. De casamentos à história dos sobreviventes de Canudos. Tanto os momentos históricos, quanto as banalidades do cotidiano já foram registradas pelas lentes de Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro.
Em 50 anos de carreira, Evandro, como gosta de ser chamado, testemunhou as transformações da fotografia, a perda do glamour do jornalismo e os acontecimentos mais importantes no Brasil e no mundo. Baiano de Jequié, desde criança a arte esteve presente em sua vida. Quando menino, improvisava um cinema com uma caixa de papelão e exibia filmes trazidos de Salvador. Na adolescência, considerou a idéia de ser escultor, mas ao ver uma série de fotografias em uma edição do jornal O Cruzeiro, Evandro descobriu que seria fotógrafo. "Aquilo [o ensaio de O Cruzeiro] mudou a minha vida!".
O início de tudo foi na cidade do Rio de Janeiro, em 1958, no jornal Diário da Noite. Teixeira ironiza sobre seus primeiros trabalhos: "Mal cheguei já me disseram que eu seria fotógrafo de casamentos. Aí, ficava correndo o dia inteiro atrás de cerimônias". Com muito bom humor, relata a vez em que, com a ajuda do laboratorista, mudou a cor de um homem na fotografia. "O editor não queria fotos de pessoas negras, mas saí e encontrei o casamento de uma loura com um homem negro. Fiz a foto e dei um jeito de mudar a cor do noivo". Quando a fotografia chegou às mãos do editor-chefe, Evandro quase foi demitido. "Tive que sumir por uns tempos. Depois tudo ficou calmo", diz.

                                    

Em 1962, Evandro foi convidado a trabalhar no Jornal do Brasil, segundo ele, a elite do jornalismo na época. Até hoje está no jornal e concilia o dia-a-dia da redação com a publicação de documentários e livros.
  
                                    

Entre os casos que marcaram sua carreira, está o registro exclusivo da morte do poeta chileno Pablo Neruda. Por conhecer Matilde, mulher de Neruda, Teixeira foi o único a fotografar o corpo do poeta.

Evandro presenciou o drama do transporte do corpo para o local escolhido por Matilde para o velório. O comboio, composto por amigos, familiares e Teixeira, seguiu para a propriedade. Evandro contou ao Portal IMPRENSA que tiveram de improvisar uma ponte sobre um rio para que chegassem à casa do poeta. "Chegamos e vimos que o riacho tinha se tornado um rio. Não tinha como atravessar. Então, improvisamos uma ponte com portas e pedaços de madeira encontrados no local".
"68 destinos"
Outro momento marcante de sua carreira foi a cobertura da Passeata dos Cem Mil, que deu origem ao seu mais recente trabalho, o livro "68 Destinos", que reúne entrevistas com 100 pessoas identificadas na antológica fotografia tirada em 1968, no Rio. O livro consiste em relatar a história dos personagens registrados por sua câmera. Segundo Teixeira, a procura foi tanta, que 170 pessoas foram catalogadas. Destas, 70 ficaram fora da primeira edição, e por este motivo, o fotógrafo cogita o lançamento de mais um volume."Eu penso em fazer mais um [livro] para colocar estas 70 personalidades". O lançamento do livro está previsto para março, no aniversário de 40 anos da passeata.

                                     

Quando interpelado sobre seus próximos trabalhos, Evandro é categórico: "Ainda fiz pouco. Tenho muita coisa pra fazer". O fotógrafo se prepara para a cobertura das Olimpíadas de Pequim e para o lançamento de mais um livro, sem data prevista, que mostrará as belezas da feira de São Cristóvão, registradas por ele ao longo de 30 anos.

Serviços

A inscrição tem custo de RS 50,00 e dará direito a certificado de participação assinado por Evandro.

Locais de inscrições:

– PAX Comunicação Visual, que fica vizinho a loteria esportiva do Supermercado Favorito da Roberto Freire.
– Practical Cursos, por traz da Igreja do Galo no Centro.

Informações:

[email protected] / TIM – 084 9994.2841