Tarso encontra Baltasar Garzón e conhece “Conselhão” espanhol

Em busca das melhores práticas para o governo gaúcho, Tarso Genro se reuniu nesta segunda, em Madri, com o juiz Baltasar Garzón e representantes do Conselho Econômico e Social da Espanha.

No almoço com Garzón, os dois conversaram sobre combate à corrupção, transparência da gestão pública e controle social do Estado por meio de ferramentas de participação popular, que deverão ser os temas de um seminário no Rio Grande do Sul. O magistrado espanhol é referência no enfrentamento do crime organizado e ficou internacionalmente conhecido por ter ordenado a prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet. Tarso disse a Garzón que pretende tornar o Estado um exemplo em transparência na gestão pública e o convidou a participar do seminário, a ser realizado no primeiro semestre de 2011. O jurista confirmou presença no evento, que ainda não tem data confirmada, mas deve acontecer no primeiro semestre de 2011.

“Temos que aprimorar as formas de dificultar a ocorrência de crimes contra o Estado, através de novos métodos de identificação e controle com participação das instituições e da sociedade civil. Este seminário vai proporcionar o debate mais intenso sobre corrupção”, ressaltou o governador eleito.

Mais tarde, Tarso Genro conheceu mais sobre a experiência espanhola em conselhos de desenvolvimento numa reunião na sede da entidade, acompanhado do embaixador do Brasil na Espanha. Além de cooperação com o governo gaúcho, ficou definida a realização de um encontro internacional de conselhos no Brasil, com o objetivo de disseminar esse modelo de participação social por toda a América Latina. Os europeus são pioneiros na criação destes conselhos. No Brasil, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como “Conselhão”, foi organizado e comandado por Tarso no governo Lula e será replicado no Rio Grande do Sul.

Nesta terça, a missão gaúcha terá pela manhã em Madri um debate com intelectuais e representantes de movimentos sociais, sindicais e políticos da Espanha. À tarde, após almoço com o embaixador brasileiro, está previsto um encontro com diplomatas e adidos lotados na capital espanhola.

Fonte: Site Partido dos Trabalhadores