Show de Jorge Aragão marca mês da Consciência Negra 2010

Com o tema "A Revolta da Chibata", o evento deseja reforçar a política de promoção da igualdade racial.

Consciência Negra 2010

Jorge Aragão, um dos artistas mais atuantes na causa do movimento negro, é a grande atração do Consciência Negra 2010 – A Revolta da Chibata. O ponto alto do evento será no dia 20, a partir das 18h, na Praça do Ferreira. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A comemoração vem para criar uma nova consciência étnica e cultural: dados do IBGE, que considera como negros a soma de pretos e pardos, dão conta de que apenas 4,10% da população cearense assume-se como tal, quando 61,6% são negros. A controvérsia não seria tanta se o Ceará não fosse pioneiro na luta pelos direitos dos negros, ao se destacar como o berço do jangadeiro Francisco José do Nascimento (Chico da Matilde), o Dragão do Mar, que, em 1881, se recusou a fazer o transporte de escravos para navios negreiros que negociavam no Sul do País; e como o primeiro Estado brasileiro a abolir a escravatura, em 25 de março de 1884. Tais movimentos levaram o abolicionista José do Patrocínio a dar ao Ceará o título de Terra da Luz.

É pela celebração das conquistas e pela convicção de que há muito por ser feito, que a Prefeitura promove o Dia da Consciência Negra. Para além do dia 20, a Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir), da SDH, programou uma série de atividades, fazendo a política de promoção da igualdade racial se afirmar e se espalhar nas diversas ações e equipamentos da Prefeitura.

Saiba mais

O tema do evento este ano, “A Revolta da Chibata”, é uma homenagem aos marinheiros, na sua maioria negros, que se insurgiram contra os açoites que lhes eram impostos como castigo na Marinha do Brasil. Prática comum, os castigos à base da fome e das chibatadas, aplicadas para todos verem, serviam como medida disciplinar.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza