Comissão de Vereadores discutirá leilão do Campo do América

Localizado na rua José Vilar com Tenente Benévolo, o terreno conhecido como Campo do América é a única forma de lazer da comunidade que vive no entorno do campo, no bairro Meireles.

Campo do América

Agora o terreno de mais de quatro mil metros quadrados está para ser vendido por meio de um leilão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na manhã desta quarta-feira (17/11) lideranças da área e movimentos sociais foram à Câmara Municipal de Fortaleza pedir que os vereadores interfiram na venda. Os parlamentares formaram uma comissão especial para discutir o assunto e a primeira reunião ficou marcada para a manhã desta quinta-feira (18/11), na sala das Comissões da CMF.

A justificativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o leilão do terreno que pertence ao órgão é que lá, não há nenhuma atividade afim à previdência social. No Diário Oficial da União de 11 de novembro, o INSS mede a área em 4.378,15 metros quadrados e sugere, como preço mínimo, R$ 6,2 milhões. O leilão está marcado para 1º de dezembro.

O Campo do América é referência por ser opção de entretenimento, principalmente para crianças e adolescentes da comunidade. Com a notícia do leilão, a população está tensa com a possibilidade de perder o terreno.

Segundo a presidente da Federação de Bairros e Favelas, Gorete Fernandes, lá é onde treinam cerca de 120 crianças e adolescentes da comunidade. E que além de barrar o leilão a comunidade local reivindica a conservação do campo e regularização fundiária das famílias que vivem no entorno do campo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PT) há um instrumento legal, importante para a comunidade do Campo do América: o Plano Diretor de Fortaleza. Segundo Salmito Filho, o Campo do América é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). “Uma vez regulamentado o Plano Diretor, jamais aquela área poderá ser objeto de especulação imobiliária”, afirmou.

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) garantiu que os vereadores da comissão estão dispostos a debater e a somar com a comunidade para que encontrem uma solução para a questão.

Fazem parte da comissão especial as vereadoras Eliana Gomes (PCdoB) e Toinha Rocha (PSOL) e os vereadores Guilherme Sampaio (PT), Acrísio Sena(PT), Iraguassu Teixeira (PDT), Antônio Henrique (PTN), Elpídio Nogueira(PSB) e Luciran Girão (PSL).

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes