Confirmados novos cursos técnicos para trabalhadores da Serra

Os trabalhadores da indústria terão à disposição novos cursos na Escola Técnica Federal de Caxias do Sul. Os módulos propostos pelo presidente da entidade classista e deputado federal eleito, Assis Melo (PCdoB), tiveram o aval do corpo docente do campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A confirmação foi feita tarde desta quinta-feira pela diretora de ensino da escola, Maria Terezinha Kaefer, que reuniu-se com dirigente sindicais no dia 10 deste mês para colher as sugestões.

novos cursos técnicos - Marcio Schenatto

Os cursos de curta duração sugeridos por Assis para serem ministrados nos meses de janeiro e fevereiro são nas áreas de Lid e Metrologia, Leitura e Interpretação de Desenho e Informática Básica, que são os de maior procura pelos trabalhadores metalúrgicos. A Escola Técnica analisa ainda a possibilidade de oferecer outros dois cursos: Inglês Básico e Matemática Financeira. Somente na área de Lid e Metrologia existem cerca 900 trabalhadores cadastrados no sindicato, que já mantém convênio com a prefeitura dentro do Programa Trabalho 10 para atender a parte dessa demanda.

Para entrarem em operação, os novos cursos só dependem da assinatura de um convênio a ser firmado entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a Escola Técnica Federal de Caxias do Sul. A audiência com direção das duas instituições e corpo docente para definirem os critérios está agendada para o dia 29 deste mês, às 19h, no prédio onde está funcionando a escola.

"As sugestões dos sindicato foram muito bem recebidas pelos professores. Estamos pensando em oferecer cursos nas áreas de maior necessidade com carga de 20 horas/aula cada", antecipa a Terezinha.

Assis recebeu com satisfação a confirmação de viabilidade dos novos cursos.
"O Sindicato dos Metalúrgicos não medirá esforços para que os cursos entrem em funcionamento o mais rápido possível e atendam ao maior número possível metalúrgicos", adianta Assis.

De Caxias do Sul
Roberto Carlos Dias